Jornal de Angola

Campeonato Nacional começa hoje em Benguela

- António Cristóvão

A XVI edição do Campeonato Nacional de Basquetebo­l em Cadeira de Rodas, na classe masculina, inicia, hoje, às 8h30, em simultâneo nos Pavilhões do 1º de Maio e Sporting, na cidade de Benguela, com a disputa da primeira jornada.

A prova é disputada por nove das 12 equipas previstas. A informação foi avançada, ontem, ao Jornal de Angola pelo vogal de direcção do Comité Paralímpic­o Angolano (CPA), António da Luz, que anunciou também a desistênci­a dos representa­ntes do Uíge, Cabinda e Moxico.

O Misto de Cabinda, actual campeão nacional, e o confrade do Uíge (vice-campeão) falham a disputa da competição por falta de apoios dos governos provinciai­s, na transporta­ção dos atletas e oficiais para a província de Benguela.

Já a equipa do Moxico está sem comunicaçã­o com a coordenaçã­o técnica da prova desde o mês passado, de acordo com António da Luz.

No campeonato, vão jogar os Mistos do Bié, Benguela, Huambo, Huíla, Malanje, Cuanza-norte e Sul, as equipas dos Escorpiões da Boa Fé e o Centro Profission­al, ambas do município de Viana.

As equipas vão ser repartidas em três séries, designadas A, B e C e a prova é disputada no sistema de todos contra todos a uma volta, apurando-se os dois primeiros classifica­dos, mais os dois melhores terceiros para os quartos-de-final.

A final do campeonato disputa-se, no dia 23 deste, às 16h00, no Pavilhão do 1º de Maio ou Sporting de Benguela. Antes, num dos recintos joga-se para a decisão do terceiro classifica­do.

Na edição anterior, Cabinda venceu na final o Uíge, no dia 21 de Agosto de 2019, por 3934, no Pavilhão do Sporting do Bié, na cidade do Cuito.

Em femininos, a disputa da 1ª edição do Campeonato Nacional começa na segundafei­ra, igualmente nos Pavilhões do 1º de Maio e Sporting, com o envolvimen­to da equipa do Ministério da Administra­ção Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), e dos Mistos de Benguela, Bié e Huambo.

A competição é disputada a uma volta, sagrando-se campeã a equipa que somar o maior número de pontos.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Prova decorre sem a presença do vencedor da edição passada
EDIÇÕES NOVEMBRO Prova decorre sem a presença do vencedor da edição passada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola