Jornal de Angola

Maquis e Libolo procuram primeiros triunfos na prova

- Amândio Clemente

Os jogos FC Bravos do Maquis-sporting de Cabinda e Recreativo do Libolocuan­do Cubango FC abrem a disputa da terceira jornada do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola'2021/22, que se prolonga até quarta-feira.

Na cidade do Luena, às 15h00, no Estádio Mundundule­no, o FC Bravos do Maquis recebe o Sporting de Cabinda, num duelo em que os anfitriões, que se posicionar­am entre os candidatos aos primeiros cinco lugares, só podem ter pretensões vitoriosas ao jogarem diante dos seus apoiantes, num campo onde sabem jogar “até de olhos fechados”. Aliás, os maquisarde­s são obrigados a justificar em campo o favoritism­o que o factor casa lhe confere, cabendo aos forasteiro­s adoptar uma postura que contrarie os intentos dos donos da casa. O Sporting vai certamente procurar roubar pontos aos comandados de Zeca Amaral.

Noutra partida do dia, no Estádio da vila de Calulo, às 15h00, o Recreativo do Libolo enfrenta o Cuando Cubango FC na expectativ­a de tirar, igualmente, partido do facto de jogar no seu reduto para somar a totalidade dos pontos em disputa, mas não serão certamente “favas contadas”, pois a formação orientada por Luís Quintas entra em campo com a missão de fazer “vida cara” à equipa adversária, contrariar ao máximo e tentar sair do campo com, pelo menos, um ponto.

São duas partidas que prometem ser equilibrad­as, apesar do ligeiro favoritism­o das equipas anfitriãs.

A disputa da jornada tem sequência amanhã com três jogos em agenda, destacando-se a contenda entre Kabuscorp do Palanca e

Académica do Lobito, às 16h00, no Estádio Municipal dos Coqueiros. A formação da capital é favorita, por jogar em casa, mas os “estudantes” do Lobito vêm com a lição aprendida para tentar contrariar os intentos dos anfitriões, num duelo que promete bons momentos de futebol.

Mas, a tarde futebolíst­ica começa às 15h00, no Estádio de Ombaka, com o Wiliete a receber o Progresso Sambizanga, com a pretensão de concretiza­r o primeiro triunfo nesta edição da competição, depois dos empates nas duas jornadas anteriores, ambição partilhada pelos sambilas que em dois jogos perdeu um e empatou outro. Um duelo que pode proporcion­ar um bom espectácul­o.

À mesma hora, no Estádio Municipal das Mangueiras, na cidade de Saurimo, o Desportivo da Lunda-sul mede forças com o Sporting de Benguela, num embate entre equipas que subiram esta época com as mesmas pretensões de manutenção na prova, pelo que a peleja vai ser, certamente, pautada pelo equilíbrio, embora o factor casa confira maior favoritism­o aos anfitriões.

Na terça-feira, entram em acção as equipas envolvidas nas Afrotaças. O Sagrada Esperança vai a Huíla defrontar o Desportivo, em desafio marcado para as 15h00 no Estádio da Tundavala, ao passo que o Interclube se desloca ao Huambo, onde mede forças, às 15h00, com o Recreativo da Caála.

Para fechar a jornada, na quarta-feira, às 16h00, o Estádio Nacional 11 de Novembro acolhe o primeiro clássico dos clássicos da época, com o 1º de Agosto a “receber” o Petro de Luanda.

À entrada da terceira jornada, o Interclube lidera a classifica­ção com seis pontos, seguido pelo Desportivo da Huíla, com menos dois.

 ?? RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Maquisarde­s jogam diante dos seus adeptos e são favoritos
RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO Maquisarde­s jogam diante dos seus adeptos e são favoritos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola