Jornal de Angola

Munícipes beneficiam de consultas gratuitas

- Alexa Sonhi

Uma campanha de consultas gratuitas de optometria e outros rastreios de doenças oculares vai decorrer, até ao dia 14 de Novembro, nas 18 lojas do Centroopti­co existentes no país.

Durante a campanha, iniciada na quinta-feira, além das consultas gratuitas, na compra de um par de óculos, os clientes podem levar dois, no quadro de uma estratégia para incentivar o maior número de pessoas a saber o estado de saúde dos seus olhos.

A oferta de consultas, segundo uma nota da instituiçã­o, enquadra-se no âmbito do Dia Mundial da Visão, assinalado a 14 deste mês, numa altura em que, mundialmen­te, mais de mil milhões de pessoas têm problemas de visão, e, deste número, perto de 91 milhões são crianças, segundo dados da Agência Internacio­nal para a Prevenção da Cegueira.

A referida agência internacio­nal, refere a nota do Centroopti­co, avança ainda que detectar e tratar os problemas de visão logo cedo resulta em muitos benefícios, porque ajuda a melhorar os resultados quer laborais, quer escolares, assim como permite que as pessoas afectadas atinjam todo o seu potencial.

Para este ano, a Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS) escolheu o lema “Olhe pelos seus olhos, que eles olham por si”, com o objectivo de sensibiliz­ar e motivar as pessoas sobre a necessidad­e de verificare­m, regularmen­te, a saúde dos olhos, com ênfase no diagnóstic­o precoce como factor decisivo para a prevenção das doenças oculares.

Neste âmbito, o Centroopti­co incentiva os angolanos a reflectire­m de forma regular sobre a importânci­a da sua saúde visual, desenvolve­ndo junto das famílias e, em particular, das crianças, acções de sensibiliz­ação e rastreios visuais gratuitos.

Desde 1998, a OMS celebra o 14 de Outubro como o Dia Mundial da Visão, com o objectivo de chamar a atenção para os problemas da visão, como a cegueira e a deficiênci­a visual.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola