Jornal de Angola

Oito títulos mineiros emitidos em 4 anos

- Lourenço Bule | Menongue

O chefe do departamen­to da Agência Nacional dos Recursos Minerais (ANRM) Elvice Soares anunciou à imprensa, em Menongue, que o MIREMPET emitiu, para o Cuando Cubango, de 2017 a 2020, apenas oito títulos mineiros, dos quais seis estão vigentes e dois já caducados.

Elvice Soares disse que os títulos mineiros emitidos durante o período em referência cobrem em 75 por cento, a actividade de prospecção e em 25 por cento a exploração de recursos minerais.

Segundo o responsáve­l, dos oito títulos mineiros emitidos, cinco foram destinados para metais brutos, um para exploração de cobre e igual número para pesquisa de ferro e diamantes.

Estas declaraçõe­s foram proferidas durante uma deslocação de responsáve­is e técnicos do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET) ao Cuando Cubango, na quinta-feira, destinada, entre outros aspectos, a apresentar os resultados preliminar­es do Plano Nacional de Geologia (Planageo), os quais determinam a prevalênci­a de petróleo, diamantes, urânio e outros minérios na província, Integrado na delegação liderada pelo secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Correia Victor, o director do Instituto Regulador dos Derivados do Petróleo (IRDP), Abílio Ferreira, disse que o Cuando Cubango tem apenas nove postos de abastecime­nto de combustíve­l, todos em Menongue, uma situação que reconheceu criar constrangi­mentos aos populares dos restantes oito municípios da província.

Abílio Ferreira anunciou esforços para colmatar esta situação, ainda este ano, com a implantaçã­o de postos de abastecime­nto de combustíve­l contentori­zados nos municípios do Cuito Cuanavale e Cuchi, e que, para 2022, estão previstas operações do género nas regiões que tenham acesso para abastecime­ntos regulares.

“Intercedem­os junto da Sonangol para que possa implantar postos de abastecime­nto de combustíve­l nos municípios da província que tenham acesso para o seu fornecimen­to regular”, disse.

Dissequeoc­uandocuban­go possui apenas uma instalação de armazename­nto de combustíve­is líquidos com capacidade para 3 500 metros cúbicos e 200 toneladas de gás de cozinha, quantidade considerad­as suficiente­s para atender à procura.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola