Jornal de Angola

Fernando derrota Zidário e vence “Open Kikuxi Villas”

Final do torneio contou com presenças dos presidente­s dos líderes da Federação e a entidade reitora da modalidade na capital do país

- Armindo Pereira

Fernando André sagrou-se, ontem, vencedor da oitava edição do torneio sénior masculino do “Open Kikuxi Villas Club”. O tenista da casa derrotou na final Zidário Quitumina, afecto ao Clube de Ténis de Luanda (CTL), por dois set's a um, numa partida marcada pelo equilíbrio do princípio ao fim.

Foram necessária­s três horas para se encontrar o vencedor. Apesar de estar a jogar em casa, e com a maior parte do público a torcer por si, Fernando não conseguiu levar a melhor no primeiro set. Quitunima esteve bem na leitura dos movimentos, soube tirar proveito e venceu o parcial do primeiro set, por 7-6.

Ciente de que precisaria de se empenhar a fundo para revalidar o título conquistad­o na última edição, Fernando não deu muito espaço de manobra ao companheir­o de ocasião e começou melhor. A meio do terceiro jogo do segundo set, Zidário Quitamina sofreu uma contusão muscular na perna direita.

A partida ficou interrompi­da, por cerca de 15 minutos, para permitir a assistênci­a ao atleta do CTL. Após o regresso, Zidário não conseguiu manter o fulgor do início e viu Fernando a igualar a partida, ao ser derrotado no parcial, por 6-2, no segundo set.

A terceira e última etapa da partida foi uma reedição da primeira, mas desta vez com o resultado a favorecer o tenista do Kikuxi Villas Club com o parcial (7-6), depois de recuperar de uma desvantage­m de 3-0, e revalidou o título conquistad­o em 2019, naquele mesmo recinto.

Em declaraçõe­s à imprensa, Fernando André reconheceu o potencial do adversário e disse que foi necessária uma grande concentraç­ão para não deixar escapar o ceptro. Por outro lado, reconheceu que não esteve bem em determinad­os períodos.

“Foi uma boa partida. Joguei com um adversário muito forte. Conheço bem o Zidário, mas cada um sabe dos seus pontos fortes. Achei que poderia ter feito mais nessa final, mas estou feliz por ter vencido. Agradeço à direcção do Kikuxi pela aposta, após semanas intensas de preparação”, concluiu.

Por seu turno, Zidário Quitumina começou por felicitar o opositor, e reconheceu que foi uma partida disputada até ao fim, com muitas trocas de bola, ondecadaum­procuravae­xplorar os pontos fracos do opositor.

“Ele foi mais eficaz nos momentos cruciais e, isso acabou por definir o jogo. Tive duas contracçõe­s musculares. São coisas que podem acontecer com qualquer um, Foram dois dias de jogos intensos. Afectou o meu rendimento, mas é obvio que não serve para justificar a derrota, o adversário esteve melhor”, disse.

Uma hora antes, disputou-se a final feminina entre Gabriela Martins e Mirian Tuluca. Ambas pertencem ao Kikuxi. Apesar da disputa renhida e da boa réplica, oferecida por Mirian, a Gabriela levou a melhor por dois set's a zero.

Muito aplaudidas pelo público, o abraço entre as duas, no final do desafio, deixou patente a amizade e companheir­ismo entre as contendora­s, pelos elogios feitos na zona das entrevista­s rápidas.

O director técnico do clube organizado­r, João Almeida, fez um balanço positivo e reafirmou o compromiss­o da direcção do Kikuxi Villas em continuar a massificar a modalidade, com a inclusão dos melhores atletas da capital, incluindo os jovens das comunidade­s da zona Sul de Luanda.

“Antes de tudo, quero agradecer a todos os participan­tes e patrocinad­ores, que tornaram tudo isso possível. Não esperava ver uma prova com este nível competitiv­o, muito por conta do tempo que ficamos sem competiçõe­s, devido à pandemia. Mas, estávamos enganados. Estão de parabéns os atletas e a organizaçã­o”, concluiu.

Ciente de que precisaria de se empenhar a fundo para revalidar o título conquistad­o na última edição, Fernando não deu muito espaço de manobra ao companheir­o de ocasião e começou melhor

 ?? ARMINDO PEREIRA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Vencedor da competição teve de lutar durante três horas para reconquist­ar título em disputa
ARMINDO PEREIRA | EDIÇÕES NOVEMBRO Vencedor da competição teve de lutar durante três horas para reconquist­ar título em disputa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola