Jornal de Angola

Angolanos no Rundu estão a tratar o BI

-

Os cidadãos angolanos residentes no Rundu (Namíbia) estão a tratar, desde sextafeira, o Bilhete de Identidade (BI), no Consulado Geral de Angola nessa cidade.

Além da atribuição do BI, o Consulado Geral, que tem cadastrado na sua base de dados mais de 19 mil cidadãos angolanos, também vai realizar uma campanha de massificaç­ão do registo civil, refere uma nota enviada ao Jornal de Angola.

De acordo ainda com o mesmo documento, os novos serviços de identifica­ção já podem ser realizados, também, nas regiões do Kavango Este e Zambeze, tal como nas cidades de Otavi e Grootfonte­in.

Com esse acto, fica completo o processo de emissão do BI na Namíbia, porquanto os consulados de Windhoek e Oshakaty já atribuem o documento, desde 2020.

O cônsul-geral de Angola no Rundu, Oliveira Francisco Guilherme, exortou os angolanos a actualizar­em os documentos, para evitarem a violação das leis migratória­s da Namíbia. Apelou, igualmente, à sua participaç­ão nas eleições gerais de 2022, nas quais, pela primeira vez, os angolanos no exterior do país já poderão participar.

Exortou à adesão ao processo de Registo Eleitoral Oficioso que, na diáspora, vai decorrer entre Janeiro e Marco do próximo ano.

Voto na diáspora

Uma das novidades nas próximas eleições gerais, é o facto de os angolanos no estrangeir­o poderem votar. Isso vai ser possível com a revisão pontual efectuada à Constituiç­ão de República.

Com efeito, nos países onde há uma comunidade angolana consideráv­el estão a criar as condições para os eleitores possam exercer o seu direito.

Em entrevista recente ao Jornal de Angola, à propósito da possibilid­ade de os angolanos no estrangeir­o votarem, o constituci­onalista Albano Pedro disse tratar-se de uma “recuperaçã­o bondosa” daquilo que já tinha sido previsto na Lei Constituci­onal de 1992 e que, por razões de "mera ponderação política”, deixou de ser viabilizad­o.

 ?? DR ?? Serviços de Identifica­ção estendidos ao Kavango Este e Zambeze
DR Serviços de Identifica­ção estendidos ao Kavango Este e Zambeze
 ?? JOSÉ SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Fontes Pereira (primeiro à esquerda) esteve em Cabinda
JOSÉ SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO Fontes Pereira (primeiro à esquerda) esteve em Cabinda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola