Jornal de Angola

Selecção Nacional aborda participaç­ão no Mundial

Grupo às ordens de Filipe Cruz começa a projectar a prova da Federação Internacio­nal de Andebol na quarta-feira

- Teresa Luís

As integrante­s da Selecção Nacional abordam hoje, às 17h00, no auditório Paulo Bunze, sede da Federação Angolana de Andebol (FAAND), a participaç­ão na 25ª edição do Campeonato do Mundo sénior feminino, a disputar-se na Espanha de 1 a 19 de Dezembro.

No encontro, a decorrer em presença da equipa técnica liderada por Filipe Cruz e os membros de direcção da Federação, deverão ser abordadas questões relacionad­as ao início dos trabalhos, participaç­ão no Torneio das Quatro Nações, na Roménia, valor das ajudas de custos diárias, bem como os objectivos a serem atingidos na prova.

A melhoria do 15º lugar, classifica­ção obtida em 2019, em Tóquio, é a meta das campeãs africanas.

Quarta-feira, em horário não especifica­do, no Pavilhão Principal da Cidadela, as Pérolas começam a projectar a competição organizada pela Federação Internacio­nal (IHF).

Das pretensões dos dirigentes, realce para a possibilid­ade de ser realizado um estágio de preparação de 28 do corrente a 23 de Novembro. De 25 a 27 de Novembro, o "sete" angolano joga o torneio em solo romeno.

Inserida no Grupo A, com sede em Gronollore­s, Angola joga a fase preliminar do Mundial ao lado da França (campeã olímpica), Montenegro e Eslovénia.

Segundo o calendário, a Selecção Nacional estreia a 3 de Dezembro, às 18h00, frente à similar da França. Um dia depois, o combinado angolano volta a entrar em cena para defrontar Montenegro e encerra a fase de grupos diante da Eslovénia.

Polónia, Sérvia, Rússia e Camarões integram o Grupo B, Noruega,roménia,cazaquistã­o e Irão (estreante) formam o C. Holanda (campeã do mundo), Suécia,portoricoe­uzbequistã­o estão inseridos no D.

Alemanha, Hungria, República Checa e Eslováquia integram o E. Dinamarca, Coreia do Sul, Tunísia e Congo constam da Série F. Croácia Japão, Brasil e Paraguai completam o G. Espanha, Áustria, Argentina e China estão agrupadas no H. As cidades de Castellón, Lliria, Travieja e Gronollore­s vão sediar, cada uma, duas séries.

Os moldes de disputa implementa­dos em 2019 referem que as duas melhores selecções de cada grupo qualificam-se para o “Main Round”, e as oito mais cotadas jogam os quartos-de-final, ao passo que as restantes 16 jogam a Taça Presidente.

Marta Alberto, Eliane Paulo e Helena de Sousa (guarda-redes), Albertina Kassoma, Liliane Mário e Liliana Venâncio (pivôs), Helena Paulo, Marília Quizelete “Inglesa” e Vilma Nenganga (centrais), Juliana Machado e Natália Kamalandua (pontas direita), Mbongo Masseu (ponta esquerda), Wuta Dombaxi, Tchieza Pemba (laterais direito), Isabel Guialo “Belinha” e Stélvia Pascoal (laterais esquerda) são as jogadoras à disposição de Filipe Cruz.

A delegação angolana, a ser chefiada por Óscar do Nascimento e coordenada por Gilberto Pinto, conta ainda com as inclusões de Edgar Neto (técnico-adjunto), Adolfo Paulo (técnico de scouting) e a fisioterap­euta Marina Calister.

 ?? AGOSTINHO NARCISO |EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Grupo reúne hoje, às 17h00, com os dirigentes federativo­s para definir objectivos
AGOSTINHO NARCISO |EDIÇÕES NOVEMBRO Grupo reúne hoje, às 17h00, com os dirigentes federativo­s para definir objectivos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola