Jornal de Angola

Apito de António Bernardo representa o país na prova

- Melo Clemente | Benguela

O árbitro angolano de categoria internacio­nal, António Bernardo, vai representa­r o apito angolano na primeira janela de qualificaç­ão da zona africana para a Copa do Mundo de 2023, que arranca hoje e encerra domingo, na cidade de Benguela.

O conceituad­o árbitro, que ostenta as insígnias da FIBA-MUNDO desde o dia 16 de Junho de 2005, encabeça a lista composta por 14 juízes, que vão apitar durante a disputa da competição, que qualifica para a fase final da Copa do Mundo, a decorrer em três países do continente asiático, nomeadamen­te Japão, Filipinas e Indonésia.

O Egipto, com dois representa­ntes, domina a lista de juízes.

António Bernardo, de 49 anos, já apitou dois Campeonato­s Africanos das Nações em seniores masculinos, depois da estreia no Afrobasket de 2017, co-organizado pela Tunísia e Senegal.

Na folha de serviço do antigo presidente da Associação Nacional dos Juízes de Basquetebo­l (ANJBA), consta ainda a fase final da Taça dos Clubes Campeões sénior feminina, disputada em 2005, no Mali; fase final do Afrobasket feminino de Sub-16, em 2009, igualmente no Mali; fase final do Afrobasket de Sub-18 feminino do Egipto, em 2010; Afrobasket sénior feminino dos Camarões, em 2015; Jogos Pan-africanos de 2007 e 2011 (Argélia e Moçambique), entre outras participaç­ões.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, o antigo presidente da ANJBA, mostrou-se regozijado com a nomeação. “É sempre motivo de grande satisfação ser nomeado, para apitar em grandes eventos internacio­nais. Portanto, estou preparado para, mais uma vez, não defraudar as expectativ­as das pessoas que nos depositara­m confiança”, revelou António Bernardo.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Árbitro internacio­nal angolano vai ajuizar partidas da janela
EDIÇÕES NOVEMBRO Árbitro internacio­nal angolano vai ajuizar partidas da janela

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola