Jornal de Angola

Alemanha fecha fronteiras aos viajantes de alguns países da África Austral

-

Países como a Alemanha e Portugal impuseram restrições a viajantes oriundos de Moçambique e de outros países da África Austral para conter o avanço da variante Omicron, considerad­a "preocupant­e pela OMS".

Variante denominada Omicron

O avanço da nova variante da Covid-19 surgida na África do Sul colocou o Governo moçambican­o em alerta. O ministro da Saúde Armindo Tiago sublinhou que o país vai acelerar a vacinação e "melhorar e aperfeiçoa­r o controlo ao nível das fronteiras", com testes obrigatóri­os para quem não os apresentar, mesmo que não haja aumento de casos da doença no país.

O ministro da Saúde, Armindo Tiago, anunciou maior controlo nas fronteiras para conter a variante Omicron.

Em Nampula, o Presidente moçambican­o, Filipe Nyusi, pediu responsabi­lidade aos cidadãos para que a nova variante não prejudique a economia do país.

"Alguns países da nossa região ja estão a ser vedados na entrada em alguns países na Europa e não queremos chegar a esse extremo porque a nossa economia está a levantar", afirmou o chefe de Estado. Na última semana, Moçambique registou 35 casos de Covid-19 e quatro mortes.

As medidas de controlo em Moçambique serão necessária­s para conter a variante denominada Omicron, considerad­a pela Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS) como "preocupant­e", uma vez que tem "um grande número de mutações". Dados preliminar­es sugerem "um risco acrescido de reinfecção" com esta estirpe, em comparação com outras variantes. Segundo a OMS, esta estirpe já "migrou" para a Bélgica, Israel, Hong Kong e Botswana.

Alemanha fecha fronteiras

Vários países, incluindo Alemanha, Israel, Austrália, Estados Unidos, Singapura e Emirados Árabes Unidos, passaram a impedir ou restringir­am a entrada de viajantes da África Austral, incluindo de Moçambique, devido ao aparecimen­to da nova variante. Os viajantes que já chegaram foram submetidos a uma quarentena.

Os países da União Europeia (UE) decidiram suspender temporaria­mente voos de sete países da África Austral, incluindo Moçambique.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola