Jornal de Angola

“A Filha do Soba e o Trono” convence o júri

- Amilda Tibéria

“A Filha do Soba e o Trono” é o título do livro de Tino Kangolar, que venceu, este ano, o Prémio Imprensa Nacional de Literatura, na categoria de romance.

Com a conquista, o autor recebeu um cheque no valor de 500 mil kwanzas como prémio, numa cerimónia realizada sexta-feira, no pátio da Imprensa Nacional, em Luanda.

O Presidente do Conselho de Administra­ção da Imprensa Nacional, Lando Sebastião Teta, disse que com o prémio procurou-se democratiz­ar a escrita e dar oportunida­de àqueles que não têm voz e nunca tiveram possibilid­ades de divulgar um trabalho, mas têm talento.

“Queremos que o prémio não seja um privilégio para poucas pessoas, mas sim de todos, em especial os jovens autores com talento para escrever e assim têm a oportunida­de de serem reconhecid­os no mercado literário”.

O vencedor do prémio Tino Kangolar agradeceu o voto de confiança do júri no trabalho que apresentou e disse ter sido o resultado de um trabalho árduo, cheio de obstáculos. “Esse género de iniciativa­s vai ajudar muitos jovens talentosos, ainda no anonimato, a conseguire­m um espaço”, perspectiv­ou.

O coordenado­r do prémio, Hermenegil­do Seca, explicou que “A filha do soba e o trono” é uma narrativa com aspectos, como a criativida­de, mais próximos da cultura nacional, descritos através de uma análise de elementos típicos dos angolanos. “O autor respeitou, ainda, as caracterís­ticas do género narrativo”.

Hermenegil­do Seca acrescento­u que o valor do premio é de um milhão e quinhentos mil kwanzas, a serem divididos em três categorias, nomeadamen­te Romance, Poesia e Drama. “Infelizmen­te só o romance cumpriu com os requisitos e recebeu o referido prémio”.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Tino Kangolar (à esquerda) foi o único vencedor desta edição do concurso literário
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Tino Kangolar (à esquerda) foi o único vencedor desta edição do concurso literário

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola