Jornal de Angola

Diamantes leiloados por USD 19,5 milhões

-

A Empresa Nacional de Comerciali­zação de Diamantes de Angola (SODIAM E.P) vendeu, terça-feira, em leilão, produções de diamantes especiais das minas de Catoca e Lulo, num valor final de licitação fechado nos 19,5 milhões de dólares.

De acordo com uma nota enviada ao Jornal de Angola, o 4º leilão de diamantes em bruto em Luanda, cujas sessões de avaliação decorreram entre os dias 15 e 29 de Novembro, nas instalaçõe­s da SODIAM E.P, compreende­u a apresentaç­ão de propostas, submetidas por via electrónic­a.

Em concreto, estiveram à licitação um conjunto diversific­ado de pedras especiais, sendo seis (6) da Sociedade Mineira do Lulo, que renderam 12,8 milhões de dólares e 15 da Sociedade Mineira do Catoca, que arrecadara­m 6,7 milhões.

Participar­am no leilão 29 empresas das principais praças diamantífe­ras mundiais.

Apesar das restrições inerentes à pandemia da Covid19, lê-se no comunicado, este é o segundo leilão realizado este ano, tendo sido reforçadas todas as medidas de precaução e biossegura­nça exigidas pelas autoridade­s.

Conforme anotam, no formato actual de leilão, para o acto de compra de diamantes, as empresas participan­tes apresentam as suas licitações de forma remota, em modelo fechado, na plataforma electrónic­a “online” criada para o efeito, modelo que gera maior transparên­cia no processo e que permite obter um maior valor comercial para as pedras e cortes especiais disponívei­s.

Em relação à Sodiam, fundada em 1999, trata-se da empresa estatal responsáve­l pela comerciali­zação da produção de diamantes de Angola, resultante­s, até ao momento, de doze produções kimberlíti­cas e aluvionare­s, que cobrem todo o espectro de qualidades, em termos de tamanhos, modelos, purezas e cores.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola