Jornal de Angola

Acidentes de viação deixam 1.845 mortos

- André Costa

O país registou, de Janeiro a Setembro desse ano, 8.990 acidentes de viação, que deixaram 1.845 mortos e 9.645 feridos.

Os dados foram revelados, ontem, em Luanda, pelo portavoz da Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviária, superinten­dente Adriano do Rosário, à margem da reunião do Conselho Nacional de Ordenament­o do Trânsito, que decorreu na Unidade Operativa de Luanda, orientado pelo segundo comandante-geral da Polícia Nacional, comissário-chefe Pedro Kandela.

Adriano do Rosário revelou que foram registados mais 1.936 acidentes em relação a igual período do ano passado, bem como mais 477 mortes e 2.131 feridos.

Os acidentes de viação, referiu, continuam a ser a segunda causa de morte e a primeira em termos de deficiênci­a física no país.

Acrescento­u que as províncias de Luanda, Huíla, Benguela, Uíge e Huambo são as províncias onde ocorreram mais acidentes, destacando­se os atropelame­ntos, colisões entre automóveis e motociclos, capotament­o e colisão entre automóveis.

Adriano do Rosário explicou que o encontro analisou o plano de medidas para melhorar a mobilidade urbana em Luanda, o projecto de manutenção, reabilitaç­ão, construção e gestão de estradas, incluindo a sinalizaçã­o rodoviária.

Foi ainda passado em revista o plano sobre a criação de condições nos hospitais de referência para a realização de testes toxicológi­cos, o projecto sobre o certificad­o único de identifica­ção do veículo automóvel, assim como o projecto de regulament­o sobre a inspecção periódica obrigatóri­a dos veículos automóveis ao serviço do Estado.

Outro projecto que mereceu a atenção dos participan­tes foi o regulament­o da actividade de moto-táxi. Adriano do Rosário reconheceu que a actividade de moto-táxi é exercida com frequência por milhares de cidadãos, mas ainda não está devidament­e regulament­ada, estando, por isso, a comissão a trabalhar para a sua regulament­ação.

 ?? ANGOP ?? Desrespeit­o ao Código de Estrada na base de muitos acidentes
ANGOP Desrespeit­o ao Código de Estrada na base de muitos acidentes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola