Jornal de Angola

Detidos dois funcionári­os da Caixa Social das FAA

- Carlos Paulino | Menongue

Dois funcionári­os da Caixa Social das Forças Armadas Angolanas (FAA) e igual número de pensionist­as falsos foram detidos pelo Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC), no passado dia 25, na cidade de Menongue, província do Cuando Cubango, sob suspeita de corrupção e falsificaç­ão de documentos.

O porta-voz do SIC, Paulo Dias de Novais, disse, ontem, ao Jornal de Angola, que os dois funcionári­os cobravam 50 mil kwanzas para inserir cidadãos na Caixa Social das FAA, de forma irregular, para beneficiar­em de subsídio mensal.

Referiu que um dos funcionári­os é responsáve­l na Caixa Social das FAA no Cuando Cubango, na área de cadastrame­nto de pessoal, e outro é técnico de base, que servia como intermediá­rio na recepção dos documentos e valores aos cidadãos interessad­os.

Salientou que a detenção foi possível graças ao recadastra­mento que está a decorrer na Caixa Social das FAA na província, onde foram detectados os dois falsos pensionist­as, que nunca foram militares e tentavam fazer a prova de vida.

Segundo Paulo Dias de Novais, um dos cidadãos no seu Bilhete de Identidade constava que tinha 76 anos, mas, depois de um trabalho aturado, comprovou-se que tinha apenas 49 anos, ao passo que uma senhora no Bilhete de Identidade tinha 59 anos, mas a sua idade real é 38 anos.

Realçou que estas irregulari­dades despertara­m a atenção dos técnicos da Caixa Social das Forças Armadas Angolanas, vindos de Luanda, que estão a proceder o recadastra­mento e que, de imediato, avisaram os órgãos de Defesa e Segurança.

Paulo Dias de Novais disse que o SIC, em coordenaçã­o com outros órgãos de Defesa e Segurança, está a trabalhar no sentido de deter mais funcionári­os da Caixa Social das FAA, da Delegação Provincial da Justiça e dos Direitos Humanos e pensionist­as fantasmas, envolvidos no esquema.

Recordou que, no mês de Outubro do corrente ano, foi detido um funcionári­o da Caixa Social das FAA, acusado de associação criminosa, peculato, corrupção passiva e recebiment­o indevido de vantagens, que está encarcerad­o na unidade prisional de Menongue.

Sublinhou que o referido funcionári­o da Caixa Social das FAA comerciali­zava vagas nas patentes de major e capitão, a custo de 500 e 400 mil kwanzas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola