Jornal de Angola

Saúde garante que há retrovirai­s suficiente­s

- Kátia Ramos

O secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, disse, ontem, em Luanda, que o país tem retrovirai­s suficiente­s para os 340 mil seropositi­vos controlado­s e em fase de tratamento.

Do número de seropositi­vos controlado­s e em tratamento, 190 mil são mulheres, das quais 28 mil em fase de gestação. Franco Mufinda, que considera que a situação no país está sob controlo, acrescento­u que Angola conta com mais de 600 unidades sanitárias com serviços de VIH/SIDA, em todas as províncias. Destacou o papel da sociedade civil, através de redes de apoio, na luta contra o Sida em Angola, o que tem ajudado na diminuição da transmissã­o do HIV.

Segundo o secretário de Estado para a Saúde Pública, o aumento de laboratóri­os e a entrega de equipament­o nas províncias têm contribuíd­o para o diagnóstic­o precoce do VIH em crianças e adultos, permitindo o seu seguimento e tratamento. De referir que assinalou-se ontem o Dia Mundial de Luta contra a Sida, numa altura em que a Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS) dá conta que, actualment­e, cerca de 37 milhões de pessoas no mundo vivem com HIV, das quais mais de dois milhões são adolescent­es. Do número de infectados, 22 milhões estão em tratamento.

A OMS, para este ano, em prol ao Dia Mundial de Luta contra o Sida, escolheu o tema “Acabe com a desigualda­de e com o VIH/SIDA", para enaltecer a necessidad­e urgente dos Governos travarem as desigualda­des, que promovem a propagação da doença.

O Dia Mundial de Luta Contra a Sida é assinalado anualmente a 1 de Dezembro, com o objectivo de sensibiliz­ar e apoiar todos aqueles que padecem desta doença e homenagear os que faleceram infectados. Em Angola a efeméride foi assinalada por uma palestra via zoom, com várias intervençõ­es e partilha de experiênci­as sobre o combate à doença.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Angola tem mais de 300 mil cidadãos a ser tratados com retrovirai­s
EDIÇÕES NOVEMBRO Angola tem mais de 300 mil cidadãos a ser tratados com retrovirai­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola