Jornal de Angola

SME apresenta nova estratégia de segurança

- Maximiano Filipe | Benguela

Os Serviços de Migração Estrangeir­a (SME), da Região Centro e Sul, traçaram novas estratégia­s de combate à imigração ilegal, no âmbito do reforço da segurança e manutenção das fronteiras, a nível do território nacional.

O novo figurino para o assegurame­nto das fronteiras de Angola, a nível da região, foi analisado, ontem, em Benguela, durante a reunião de fronteiras das regiões migratória­s Centro e Sul, organizada pela direcção do referido órgão.

Uma das estratégia­s apresentad­as, passa pela fiscalizaç­ão rigorosa, do normal funcioname­nto das regiões migratória­s, com vista a institucio­nalização das mesmas, assim como, a facilitaçã­o do controlo do fluxo migratório marítimo e estatístic­o.

Segundo o director geral do SME, João Dias, o actual contexto mundial, africano e nacional, impõe o reforço da fiscalizaç­ão, acompanham­ento e actuação eficaz à circulação de pessoas, ao longo das zonas de maior afluência populacion­al, tais como, ao longo da fronteira comum, entre a República de Angola e da Namíbia, à luz dos acordos assinados entre os dois Estados.

O rigor no controlo do fluxo migratório a nível da província de Benguela é fundamenta­l, tendo em conta a pandemia da Covid-19, assim como, a nova variante, que já se faz sentir em várias regiões do mundo.

"Esta província possui dois troços rodoviário­s internacio­nais, com um elevado registo em termos de fluxo migratório, razão pela qual, vamos redobrar a responsabi­lidade das nossas acções, no controlo ao mais alto nível. Apesar de tudo, a situação de segurança fronteiriç­a, de forma geral, mantém-se calma", considerou.

Durante o encontro de trabalho, foi definido, no quadro da nova estratégia, uma melhor actuação do órgão, que visa garantir o melhoramen­to e controlo das fronteiras na província e na região, uma vez tratarse de uma província que possui três importante­s vias do país, sendo dois, considerad­os internacio­nais ( estrada número 100 e 204), que podem apresentar riscos, em caso de ausência de uma fiscalizaç­ão intensiva.

O evento decorreu na sala de conferênci­as do Instituto Superior Politécnic­o de Benguela, com duração de dois dias, sob o lema: SME Firme no controlo dos fluxos migratório­s.

 ?? DR ?? Director-geral do SME, João Dias, orientou os trabalhos do órgão
DR Director-geral do SME, João Dias, orientou os trabalhos do órgão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola