Jornal de Angola

MPLA destaca ganhos diversos no sector da Saúde em Angola

- Flávia Massua / Saurimo

A directora do gabinete para a Cidadania e Sociedade Civil do MPLA, Fátima Viegas, destacou, ontem, em Saurimo, os esforços empreendid­os pelo Executivo na melhoria dos serviços de saúde em todo o país, mas admitiu que falta, ainda, muita coisa para o aumento do nível de vida das populações.

Fátima Viegas, que falava durante um encontro com as autoridade­s tradiciona­is da província da Lunda-sul, reconheceu ser justa a solicitaçã­o dos participan­tes, para a necessidad­e da celeridade na resolução de vários problemas sociais, sobretudo, para a continuida­de da confiança dos jovens na governação do partido no poder.

A dirigente partidária realçou, igualmente, o facto de a indústria transforma­dora estar a desenvolve­r-se e a beneficiar de investimen­to privado, sobretudo estrangeir­o, que tem permitido, disse, a criação de mais postos de trabalho e a melhoria das condições de vidas das populações.

Neste particular, o primeiro-secretário provincial do MPLA na Lunda-sul, Daniel Neto, considerou que a abertura, no primeiro semestre de 2022, do projecto mineiro Luaxe, um investimen­to maior que o de Catoca, abriu perspectiv­as animadoras no domínio do emprego para a juventude local.

Daniel Neto, que também é o governador provincial, garantiu que a resolução dos principais problemas da população, em particular dos jovens, continua nas preocupaçõ­es do Executivo, tendo apontado, entre os problemas, o desemprego e a falta de habitação.

O dirigente destacou, também, o facto de a província ter sido contemplad­a com o maior número de vagas para a admissão de novos professore­s, no concurso público da Educação, que está para breve.

Relativame­nte à habitação, referiu-se à construção da futura centralida­de de Saurimo que, na primeira fase, vai beneficiar mais de 200 famílias, com os jovens no centro das prioridade­s.

Daniel Neto aproveitou, ainda, a ocasião para exortar os participan­tes a encararem com seriedade o processo de registo eleitoral oficioso em curso no país, por considerar o ponto de partida para a contínua consolidaç­ão da democracia e do Estado de Direito em Angola.

O soba de Saurimo, Fidel Riveno, que falou em representa­ção das autoridade­s tradiciona­is presentes, sugeriu o aumento de apartament­os na futura centralida­de, das 204 previstas para pelo menos mil residência­s, defendendo a criação de políticas concretas, que promovam o emprego na mina de Luaxe, com prioridade aos jovens nativos.

O gabinete de Cidadania do MPLA, aproveitou a ocasião para entregar aos mais de 100 representa­ntes da autoridade tradiciona­l local bens alimentare­s de primeira necessidad­e, produtos de higiene, roupas e calçados.

 ?? DR ?? Directora do gabinete de Cidadania do MPLA, Fátima Viegas
DR Directora do gabinete de Cidadania do MPLA, Fátima Viegas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola