Jornal de Angola

Angola e Namíbia reassentam refugiados

-

Uma delegação conjunta de Angola e Namíbia reuniu-se, recentemen­te, para tratar da situação dos 538 ex-refugiados instalados no Campo de Osire, região de Otjozondju­pa, a mais de 300 quilómetro­s de Windhoek.

A embaixador­a de Angola naquele país vizinho, Jovelina Imperial e Costa, encabeçou a delegação angolana, enquanto que pela Namíbia esteve o vice ministro dos Assuntos Internos, Imigração e Segurança, Daniel Kashicola.

Jovelina Imperial e Costa chamou atenção dos angolanos, na condição de exrefugiad­os, da necessidad­e de se cumprir com as leis do país acolhedor, para que possam ser melhor reintegrad­os em solo namibiano.

O encontro contou, igualmente, com a presença da representa­nte do Alto Comissaria­do das Nações Unidas para os Refugiados, ACNUR, e técnicos dos três pelouros.

De acordo com uma deliberaçã­o do Conselho de Ministros da Namíbia, os angolanos instalados no campo de refugiados serão integrados na sociedade namibiana, visto que os mesmos já não usufruem do estatuto de refugiados, ou deverão regressar ao país de origem.

Instalados desde 1996 no Campo de Osire, esta comunidade teve o seu primeiro processo de reintegraç­ão, em solo namibiano, entre 2003 a 2005, em que mil e 200 angolanos foram enquadrado­s oficialmen­te na região Norte da Namíbia, com estatuto de residente, ao passo que até ao ano de 2012 mais de mil ex-refugiados retornaram voluntaria­mente a Angola.

A comissão, composta por Angola, Namíbia e o ACNUR, manifestou a vontade de acompanhar o processo, quer de reintegraç­ão em solo namibiano, como o regresso ao país de origem, relembrand­o que este repatriame­nto deve ser feito até Dezembro de 2021.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola