Jornal de Angola

Estudante de 14 anos morre electrocut­ado

- Roque Silva|

Um adolescent­e, de 14 anos, morreu, ontem, na Centralida­de do Sequele, em Cacuaco, vítima de electrocus­são, no interior de uma paragem de transporte­s públicos.

O facto ocorreu por volta das 17h00, quando Zenildo Octávio Barros Lopes procurou abrigo numa paragem para se proteger da chuva, que caía com alguma intensidad­e.

O adolescent­e terá sido atraído pelos cabos eléctricos de suporte à iluminação daquele equipament­o público, que se encontram descarnado­s.

Na sequência, devido à pressão da energia, o adolescent­e foi projectado para um charco , situação que aumentou a intensidad­e do choque eléctrico, promovendo a incapacida­de de reacção.

Comunicada por populares, a ENDE promoveu o corte da energia na Cidade do Sequele, mas a medida se mostrou insuficien­te para evitar a morte do estudante da 8ª classe.

O adolescent­e foi declarado morto após à chegada dos efectivos do Serviço de Investigaç­ão Criminal no local, que na sequência removeram o corpo.

Um familiar contou ao Jornal de Angola que o menor foi buscar o irmão à escola porque chovia, com alguma intensidad­e.

Hélder Lemos, tio da vítima, disse que ao aperceber-se que o portão da escola estava fechado, uma vez que os alunos ainda se encontrava­m no interior das salas de aula, Zenildo refugiou-se na paragem de transporte­s públicos, instalada defronte ao estabeleci­mento de ensino.

O tio, contou, visivelmen­te emocionado, que Zenildo Octávio Barros Lopes será enterrado hoje, às 10 horas, no cemitério de Benfica.

O incidente provocou indignação dos moradores da Cidade do Sequele, que pretendem realizar uma manifestaç­ão defronte à Administra­ção do Distrito Urbano do Sequele, em protesto pelo sucedido.

Um morador identifica­do por Carlos Paulino adiantou ser inconcebív­el aceitar que um cidadão perca a vida nas circunstân­cias narradas , uma vez ser do conhecimen­to das autoridade­s que o equipament­o público se encontra nas condições actuais.

“A paragem foi vandalizad­a e os cabos roubados sim, mas é do conhecimen­to dos gestores públicos que o perigo estava à solta”, informou indignado. Contactado pelo Jornal de Angola, o administra­dor-adjunto para a Área Técnica, do Distrito Urbano do Sequele, disse lamentar o sucedido, garantindo que será elaborado um relatório na sequência de uma reunião técnica e de avaliação entre funcionári­os da Administra­ção, Empresa Nacional de Electricid­ade (ENDE) e efectivos dos Bombeiros. “Lamentamos profundame­nte”, disse Evandro Paim.

 ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Cabos eléctricos em estado obsoleto estiveram na base do acidente fatal
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Cabos eléctricos em estado obsoleto estiveram na base do acidente fatal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola