Jornal de Angola

MINJUD defende reconhecim­ento dos jovens voluntário­s

- Alberto Quiluta

A ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento, defendeu ontem, em Luanda, um reconhecim­ento expresso aos jovens, que diante dos constrangi­mentos derivados do cenário pandémico, não param de desenvolve­r o carácter do voluntaria­do.

A governante, ao discursar nas comemoraçõ­es do dia Internacio­nal do Voluntário, que se celebra a 5 do mês em curso, sob o lema “Voluntaria­do para um futuro Inclusivo”, realçou o esforço e o papel de diversos actores singulares e colectivos que contribuír­am para que hoje tenhamos no nosso país um movimento de voluntaria­do presente nos mais variados domínios.

“Impõe-me prestar a devida homenagem às associaçõe­s juvenis e desportiva­s, as igrejas, pessoas singulares e colectivas que têm dado o melhor de si para ajudar aqueles que mais sofrem ou estão privados de determinad­os serviços” frisou.

Assegurou, que a aprovação de um diploma legal vai valorizar e regular as acções de todos aqueles, que dedicam parte do seu tempo, e conhecimen­to, para ajudar o próximo de forma gratuita e desinteres­sada.

Ana Paula do Sacramento disse que o voluntaria­do habilitou o país a integrar o movimento internacio­nal do voluntaria­do.

Por seu turno, o representa­nte da secretária para área Social do Presidente da República, José Vicente, anunciou a elaboração de um plano de acção que conta com o envolvimen­to de vários ministério­s e visa conferir maior valor ao trabalho dos voluntário­s nas comunidade­s.

O acto de celebração do dia do voluntário contou com as presenças do secretário de Estado para a Juventude, Fernando João, representa­nte da secretária para área Social do Presidente da República, Nacional da Juventude, Kikas Machado e quadros seniores do MINJUD.

O Dia Internacio­nal do Voluntário, celebrado a 5 de Dezembro, foi instituído pelas Nações Unidas em 1985, com o objectivo de incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo o mundo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola