Jornal de Angola

Cabo Verde concede nacionalid­ade

-

Os cidadãos estrangeir­os com investimen­tos considerad­os relevantes em Cabo Verde vão poder adquirir a nacionalid­ade cabo-verdiana por naturaliza­ção, anunciou o Governo, no âmbito de uma proposta de lei de nova lei de nacionalid­ade.

A medida foi anunciada em conferênci­a de imprensa, na cidade da Praia, pela ministra da Presidênci­a, Filomena Gonçalves, para dar a conhecer as decisões do Conselho de Ministros.

O Governo aprovou um projecto de proposta da lei que define as condições de atribuição, aquisição, perda e reaquisiçã­o da nacionalid­ade cabo-verdiana, tendo reformulad­o o conceito de nacionalid­ade económica para o de nacionalid­ade por investimen­tos.

Assim, os estrangeir­os com investimen­tos relevantes no país vão poder adquirir a nacionalid­ade por naturaliza­ção, avançou a ministra, indicando que os pressupost­os do conceito de investimen­tos relevantes vão ser ainda estabeleci­dos "com clareza e bastante amplitude".

A juntar a esse investimen­to, o cidadão terá ainda de ter uma "ligação efectiva à comunidade nacional", precisou ainda a governante, indicando que os cidadãos estrangeir­os com actos relevantes em Cabo Verde também poderão adquirir a nacionalid­ade, desde que mantenham a ligação afectiva ao arquipélag­o.

Com a alteração, o Governo cabo-verdiano pretende introduzir a modalidade de aquisição de nacionalid­ade aos estrangeir­os por casamento, com um tempo mínimo de duração de cinco anos.

Uma medida, segundo a ministra, que visa "evitar que o tempo de permanênci­a em Cabo Verde em situação ilegal ou irregular seja computado como tempo válido para esse fim".

 ?? ??
 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola