Jornal de Angola

Oito milhões de pessoas definidas como meta a vacinar até final do ano

- Joaquim Cabanje

O país precisa de vacinar, até ao final do mês, cerca de oito milhões de pessoas, a razão de 150 mil por dia, para atingir os 60 por cento de cobertura nacional, disse ontem, em Luanda, a directora nacional de Saúde Pública, Helga Freitas.

Os dados foram revelados no âmbito de uma reunião extraordin­ária da Comissão Multissect­orial para a Prevenção e Combate à Covid-19, que contou com a presença do general Francisco Furtado, na qualidade de coordenado­r da comissão.

“Nesse momento, nós temos oito milhões de pessoas sem qualquer dose. E para atingirmos 60 por cento de vacinação até fim de Dezembro de 2021, temos que vacinar pelo menos 150 mil utentes por dia”, enfatizou, Helga Freitas.

A directora nacional de Saúde Pública sublinhou igualmente que até Janeiro do próximo ano o país vai poder contar com 50 milhões de doses de vacinas, dentre as quais 15 milhões que serão adquiridas pelo Executivo angolano.

Segundo Helga Freitas, vai-se também beneficiar de várias doações de vacinas, sobretudo, a provenient­e do grupo Covax, que vai disponibil­izar mais de 11 milhões de doses.

Constam ainda doações bilaterais, num montante de dois milhões e 400 mil, totalizand­o cerca de 29 milhões de doses de vacinas. Adicionand­o às dose já existentes, os números atingirão cerca de 50 milhões de vacinas.

Assegurou que até ao dia de hoje recebeu-se cerca de 21 milhões 799 mil 330 doses de vacinas de fontes diversas e cerca de 10 milhões de doses de vacinas compradas pelo Executivo angolano, incluindo 10 milhões de doses doadas pela Covax. Também acontecera­m outras doações, quantifica­das em um milhão de doses.

A responsáve­l da Saúde Pública a nível nacional disse que até quinta-feira as autoridade­s tinham vacinado, em todo o país, nove milhões e 800 mil pessoas, entre as quais três milhões e 200 mil com duas ou uma dose única e seis milhões e 600 cidadãos com a primeira dose.

Informou que desde Março passado, a média diária de vacinas havia passado de 30 para 60 mil. Mas esta média diária era de 150 mil em todo o país, embora o número tende a diminuir no final do ano.

Nesse momento, segundo ela, o pelouro que representa já emitiu mais de 900 mil certificad­os nacionais de vacinas, assim como apoiou a emissão de 790 mil, por debilidade­s na feitura.

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Comissão Multissect­orial apresentou os dados do processo de vacinação ainda em curso
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Comissão Multissect­orial apresentou os dados do processo de vacinação ainda em curso

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola