Jornal de Angola

Acima de 60 toneladas expostas na Agro-dande

- Alfredo Ferreira | Dande

Mais de 60 toneladas de produtos agrícolas e de pescado estão, desde ontem, expostos na 3ª Feira de Produção Agrícola e Pesca “Agro-dande”, que decorre até ao final da tarde de hoje, no mercado do Panguila, município do Dande, província do Bengo.

O evento, que decorre sob o lema “Feira Agro-dande, mais produção, comerciali­zação e renda”, visa divulgar o potencial agrícola do município do Dande, proporcion­ar um ambiente favorável ao agronegóci­o entre os agentes que participam na cadeia de produção, distribuiç­ão e comerciali­zação de produtos agrícolas como a banana, mandioca, pitaia, maracujá, mamão papaia, tomate, berinjela, batata-doce, cenoura, cebola, ananás, goiaba, abacate, pepino, quiabo e peixe.

Com mais de 40 expositore­s, a organizaçã­o da Feira Agro-dande prevê obter um volume de negócios de cerca de 25 milhões de kwanzas, para ultrapassa­r os mais de 16 milhões obtidos na edição anterior, realizada em Outubro deste ano.

Na abertura da Feira, o vice-governador do Bengo para o sector Político, Social e Económico, José Bartolomeu, disse que o certame enquadra-se na execução do Programa de Apoio à Produção, Diversific­ação das Exportaçõe­s e Substituiç­ão das Importaçõe­s (PRODESI), tutelado pelo Ministério da Economia e Planeament­o.

O responsáve­l sublinhou que o evento constitui uma oportunida­de para os produtores locais que actuam nos domínios da agricultur­a e das pescas, poderem mostrar as suas potenciali­dades e capacidade­s produtivas, além de estabelece­rem contactos para melhorar as ven

das de tudo o que produzem.

Apoio garantido

O administra­dor do município do Dande, Cândido Cadifete, referiu que a Feira responde à problemáti­ca do escoamento dos produtos das comunas para o sector retalhista da província e para as grandes superfície­s comerciais do país. “Por isso, através dos diversos programas em curso, vamos continuar a apoiar as cooperativ­as e associaçõe­s de agricultor­es,”, garantiu.

O Dande é um dos maiores produtores agrícolas da província do Bengo, destacando­se no cultivo do milho, mandioca, batata-doce, inhame, feijão, jinguba, citrinos e hortícolas. O município tem registadas 46 associaçõe­s de camponeses, 51 cooperativ­as agrícolas, 217 fazendas agrícolas, 62 pecuárias e nove cooperativ­as de pesca.

 ?? MARIA JOÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Produtores afluíram em número consideráv­el ao Panguila
MARIA JOÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO Produtores afluíram em número consideráv­el ao Panguila

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola