Jornal de Angola

Aberta primeira escola do PIIM em Cangandala

- Eduardo Cunha|malanje

Uma escola do ensino primário, com sete salas de aula, com capacidade para acolher 490 alunos, em dois turnos, foi inaugurada, sexta-feira, no bairro Utende, no município de Cangandala, província de Malanje, pelo governador Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”, no âmbito do Plano Integrado de Intervençã­o nos Municípios (PIIM).

Norberto dos Santos aconselhou a população no sentido de cuidar bem da escola, evitando acções de vandalismo, bem como subtracção de carteiras para actividade­s indevidas, como óbitos ou festas.

O governador de Malanje defendeu a necessidad­e de uma maior colaboraçã­o entre os professore­s e as autoridade­s tradiciona­is, para se evitar acções de vandalismo, visto que as crianças percorriam longas distâncias para ir à escola.

A administra­dora municipal de Cangandala, Engrácia dos Santos, disse que a nova escola primária vai ajudar a reduzir o número de crianças fora do sistema de ensino.

“O município passa agora a contar com uma rede escolar composta por 16 estabeleci­mentos de ensino, sendo 14 do ensino primário, um do 1º ciclo e um do 2º ciclo, perfazendo um total de 135 salas de aula”, disse a administra­dora, acrescenta­ndo que no presente ano lectivo foram matriculad­os mais de 17 mil alunos, da iniciação ao segundo ciclo do ensino secundário. das unidades sanitárias em Menongue, mas não resistiram e acabaram por morrer.

“Fui surpreendi­do pelos vizinhos que, ao verem as crianças estendidas no chão, avisaram-me sobre o sucedido e corremos para o local onde encontramo­s a minha filha já sem vida e o seu primo a contorcer-se com dores”, disse, acrescenta­ndo que é a primeira vez que um morador do bairro Cunha é atingido por uma descarga eléctrica.

Prometeu aconselhar os moradores no sentido de não se albergarem debaixo de árvores, quando estiver a chover. O porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB), subinspect­or Júlio Muliata, disse que a falta de pára-raios em diversos pontos do município de Menongue, propenso a muitas descargas eléctricas na época chuvosa, é apontada como a causa dos incidentes recorrente­s na região.

Segundo Júlio Muliata, desde Janeiro deste ano, foram registados cinco mortes provocadas por descargas eléctricas no município de Menongue, Cuito Cuanavale e Calai, além de oito feridos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola