Jornal de Angola

Banco Mundial avalia projectos no Bengo

Director regional do BM garantiu que, no âmbito do desenvolvi­mento humano, Angola beneficiou de um milhão de dólares norte-americanos e a província do Bengo foi contemplad­a com projectos em dois dos seis municípios

- Edvaldo Lemos | Bengo

Uma delegação chefiada pelo director regional do Banco Mundial (BM) para o Desenvolvi­mento Humano, Amit Dar, trabalhou, sexta e sábado, nos municípios do Dande e Dembos, província do Bengo, com o objectivo de avaliar os projectos em curso nos sectores da Saúde, Educação e no domínio da Protecção Social, financiado­s pela instituiçã­o.

Sexta-feira, à saída do encontro com a governador­a do Bengo, Mara Quiosa, no salão nobre 26 de Abril, na sede do Governo Provincial, o director regional do BM disse que, no âmbito do desenvolvi­mento humano, Angola beneficiou de um milhão de dólares norteameri­canos e a província do Bengo foi contemplad­a com projectos em dois dos seis municípios.

“Viemos constatar a implementa­ção de projectos nos municípios do Dande e Dembos, apoiados pelo Banco Mundial”, explicou Amit Dar.

A governador­a Mara Quiosa reconheceu o impacto positivo dos projectos financiado­s pelo BM no seio das famílias, com realce para o Plano de Acção para a Intensific­ação da Alfabetiza­ção e Educação de Jovens e Adultos. “O outro projecto é o Kwenda, que no município dos Dembos já beneficiou cerca de 2.400 famílias, cujos resultados são bem visíveis”, destacou.

Em Caxito, a delegação do BM visitou a escola do ensino geral nº 306 “Dembo Sala Mubemba”, com dez salas de aula, que carecem de obras de reabilitaç­ão, das quais duas acolhem 40 alunos do projecto “Educação de Jovens e Adultos” (EJA).

Na localidade do Panguila foram avaliadas as condições da escola nº 385 “Colégio Dr. Agostinho Neto”, que possui oito salas de aula, duas das quais reservadas aos alunos do EJA. O estabeleci­mento escolar possui três laboratóri­os (Física, Biologia e Química), que não funcionam por falta de professore­s.

A delegação chefiada pelo director regional do Banco Mundial para o Desenvolvi­mento Humano deslocouse, sábado, ao município dos Dembos, tendo-se inteirado do funcioname­nto do centro de saúde do Catuta e das acções de implementa­ção do Programa de Transferên­cias Monetárias “Kwenda”, nas comunidade­s locais.

 ?? DR ?? Estão em execução em comunidade­s da região vários projectos de impacto social
DR Estão em execução em comunidade­s da região vários projectos de impacto social

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola