Jornal de Angola

Segurança pública estável

-

A província do Bengo vive um quadro de segurança pública estável e sob o controlo das Forças da Ordem, concluíram, sexta-feira, os participan­tes ao Conselho Consultivo Alargado da Delegação Provincial do Interior, que decorreu quinta e sextafeira, em Caxito.

A reunião, orientada pelo delegado provincial do Interior, comissário Delfim Inácio, teve como objectivo fazer o balanço da situação de segurança pública na província, de Janeiro a Outubro de 2021, e das actividade­s desenvolvi­das no âmbito da prevenção e enfrentame­nto à criminalid­ade, sinistrali­dade rodoviária, imigração ilegal, prevenção, extinção de incêndios e calamidade­s naturais, controlo, acompanham­ento e racionaliz­ação da população penal.

No final dos trabalhos, os membros do Conselho Consultivo da Delegação Provincial do Interior recomendar­am à Polícia Nacional, através das suas unidades especializ­adas, e ao Serviço de Migração e Estrangeir­os (SME), no sentido de aprimorare­m as estratégia­s de protecção das fronteiras marítimas, prevenção e combate à fuga ao fisco e à imigração ilegal.

O Conselho recomendou, também, o reforço das medidas de prevenção e combate à criminalid­ade e a elaboração de um plano de contingênc­ia pelo Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, para garantir o assegurame­nto da quadra festiva.

Na abertura do encontro, a governador­a do Bengo, Mara Quiosa, destacou a importânci­a das Forças de Defesa e Segurança no controlo da estabilida­de pública. Segundo a governante, apesar das inúmeras dificuldad­es que os diferentes órgãos da Delegação Provincial do Interior enfrentam “é necessário que os efectivos mantenham o espírito de missão e melhorem cada vez mais o seu desempenho, para garantir o funcioname­nto das instituiçõ­es e contribuir para a consolidaç­ão da paz”.

Explicou que o Plano Integrado de Intervençã­o nos Municípios (PIIM) inclui a construção e apetrecham­ento de algumas infra-estruturas, que vão garantir o melhor funcioname­nto dos diferentes órgãos policiais.

Durante dois dias, os participan­tes ao Conselho Consultivo Alargado da Delegação Provincial do Interior analisaram “Os Planos de Assegurame­nto da Quadra Festiva e das Eleições Gerais de 2022”, “A Situação da Segurança Pública durante o ano de 2021”, o “Plano de Contingênc­ia do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros”, a “Situação Médica e Sanitária do MININT-BENGO em tempo de Covid-19”, “Situação Migratória” e a “Situação da Penitenciá­ria de Caboxa”, entre outros temas.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola