Jornal de Angola

HRW denuncia execuções sumárias

-

Estados Unidos e os aliados ocidentais disseram, sábado, que estavam “preocupado­s” com os relatórios de “execuções sumárias” de antigas Forças de Segurança afegãs pelo regime talibã, segundo organizaçõ­es de direitos humanos, e apelaram a investigaç­ões imediatas.

“Estamos profundame­nte preocupado­s com os relatos de execuções sumárias e desapareci­mentos forçados de antigas Forças de Segurança afegãs, como documentad­o pela Human Rights Watch e outros”, lê-se no comunicado emitido pelo Departamen­to de Estado norte-americano.

Para além dos Estados, os signatário­s do comunicado são Austrália, Bélgica, Bulgária, Canadá, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Japão, Holanda, Nova Zelândia, Polónia, Portugal, Roménia, Espanha, Suécia, Suíça, Ucrânia e Reino Unido.

“Sublinhamo­s que as alegadas acções constituem graves violações dos direitos humanos e violam a amnistia anunciada pelos Talibã”, disse o grupo de aliados, apelando à nova liderança afegã para assegurar que a amnistia seja implementa­da e “mantida em todo o país e em todas as suas fileiras”.

Esta semana, a ONG Human Rights Watch divulgou um relatório que dizia documentar “assassinat­os ou desapareci­mentos de 47 ex-membros das Forças de Segurança Nacional afegãs que se renderam ou foram detidos pelas forças talibãs entre 15 de Agosto e 31 de Outubro”.

“As vítimas incluem pessoal militar, polícia, agentes dos serviços secretos e milícias”, disse a HRW.

Para Washington e os seus aliados, “os casos comunicado­s devem ser investigad­os de forma rápida e transparen­te, os responsáve­is devem ser responsabi­lizados”.

 ?? DR ?? Os protestos contra o Governo são constantes em Cabul
DR Os protestos contra o Governo são constantes em Cabul

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola