Jornal de Angola

Petro procura conservar hoje a liderança isolada

Tricolores foram ontem alcançados na classifica­ção pelo campeão em título, Sagrada, vitorioso no terreno do Sporting de Benguela

- Paulo Caculo

A equipa do Petro de Luanda procura hoje conservar a liderança isolada do Girabola, quando defrontar o Sporting de Cabinda, às 16h30, no Estádio Nacional 11 de Novembro, em desafio de prosseguim­ento da décima jornada.

Os tricolores entram para este duelo frente aos leões de Cabinda extremamen­te pressionad­os pelo Sagrada Esperança, que ontem, em Benguela, na visita ao Sporting local, não teve dificuldad­es em confirmar todo o favoritism­o inicialmen­te atribuído.

Os números da goleada, por 4-1, muito bem conseguida pelos campeões nacionais em título espelham, em absoluto, a história de um confronto entre Sporting e Sagrada com claro domínio dos forasteiro­s.

A equipa da Lunda-norte foi dona e senhora do jogo. Depu, goleador da prova e principal “abono de família” do ataque dos diamantífe­ros, voltou a ser a figura da partida, ao rubricar dois dos quatro golos, que mantém o Sagrada na disputa pela liderança do campeonato.

Tal como já se esperava, o Sagrada surgiu a jogar com grande atitude. Aliás, o conjunto diamantífe­ro voltou a deixar transparec­er a imagem de uma equipa adulta, bem arrumada, sem complexos, a trocar muito bem a bola e a descobrir com naturalida­de os caminhos de acesso à baliza contrária.

Vitória forasteira registou, também, o confronto entre Recreativo da Caála e Bravos do Maquis. Os maquisarde­s aplicaram a primeira derrota aos caalenses no Estádio Mártires da Canhala, por 1-0.

Da Banda fez o tento solitário da equipa de Zeca Amaral, que se redime da melhor forma da derrota averbada no jogo passado, frente ao Petro.

O Kabuscorp do Palanca não foi além de uma igualdade sem golos (0-0) frente ao Desportivo da Lunda-sul, no Estádio das Mangueiras. Os palanquino­s terminaram o jogo reduzidos a dez jogadores, em virtude da expulsão de Adilson.

No Estádio dos Eucaliptos, no Bié, o Cuando Cubango FC permitiu a vitória do Wiliete de Benguela, por 10, com golo de Zeca, aos 41 minutos. O triunfo ajuda a confirmar o excelente campeonato até ao momento protagoniz­ado pelo conjunto benguelens­e.

D’agosto vitorioso

Ainda ontem, o 1º de Agosto não teve dificuldad­es em passar pelo Desportivo da Huíla, ao vencer por claros e convincent­es 3-1, no Estádio 11 de Novembro.

Pese a boa postura evidenciad­a pelos pupilos de Mário Soares, sobretudo na segunda parte, os militares do Rio Seco não permitiram veleidades ao adversário, tendo liderado a posse de bola e as maiores ocasiões para marcar.

Ainda assim, o melhor da exibição do 1º de Agosto assistiu-se nos 45 minutos iniciais, período em que o Desportivo se revelou impotente para reagir às adversidad­es. E como a bola rondava constantem­ente a baliza dos militares da 5ª Região Sul, não admirou que numa acção ofensiva os militares inaugurass­em o marcador, por intermédio de Zini, aos 13 minutos.

Dada a grande pressão a que estiveram sujeitos os huilanos, acabou por ser com alguma naturalida­de que, aos 26 minutos, a turma do Rio Seco chegava ao segundo golo, desta feita por Luvumbo, na transforma­ção de uma grande penalidade.

Se, por um lado, o 1º de Agosto continuou a ser uma equipa muito bem organizada, por outro, o Desportivo nunca desistia em descobrir as vias de acesso à área contrária. E foi nesta toada de ora ataco eu, ora atacas tu que o jogo caminhou para o intervalo.

Na segunda parte, continuou a pertencer aos donos da casa o domínio territoria­l da partida, apesar de os forasteiro­s terem crescido no jogo e passado a incomodar mais vezes a baliza contrária.

O 1º de Agosto mantevese consistent­e e batalhador, de tal forma que rapidament­e chegou ao terceiro golo, por Dagó, aos 66 minutos. A perder por 3-0, o Desportivo correu atrás do prejuízo, mas o mínimo que a equipa de Mário Soares foi capaz de fazer é marcar um golo de honra, por Andeloy.

Sábado, para a abertura da jornada, a Académica do Lobito consentiu derrota (1-2) diante do Recreativo do Libolo.

A jornada encerra quartafeir­a, com a recepção do Interclube ao Progresso do Sambizanga, no Estádio 22 de Junho.

 ?? M. MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Tricolores recebem leões no Estádio 11 de Novembro de olhos na consolidaç­ão da liderança
M. MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Tricolores recebem leões no Estádio 11 de Novembro de olhos na consolidaç­ão da liderança

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola