Jornal de Angola

MPLA reafirma compromiss­o “com Angola e com os angolanos”

A celebração dos 65 anos da fundação do partido no poder ocorre num contexto especial, marcado pela consolidaç­ão da liderança do presidente João Lourenço, reeleito no VIII Congresso Ordinário decorrido quinta-feira e ontem

- Yara Simão|

O Bureau Político do Comité Central do MPLA exortou, ontem, os angolanos de Cabinda ao Cunene a contribuir para a crescente democratiz­ação da sociedade, através da participaç­ão activa no Registo Eleitoral Oficioso, conforme orientação das autoridade­s competente­s, com o intuito de reforçar os pilares da construção de uma Angola mais desenvolvi­da, democrátic­a e inclusiva.

Esta mensagem vem expressa numa declaração, por ocasião dos 65 anos de existência do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), assinalado­s ontem e durante o VIII Congresso Ordinário, no Centro de Conferênci­as de Belas, na presença de mais de 2800 pessoas, entre militantes, amigos e simpatizan­tes do partido.

O documento diz que o MPLA, fundado em 1956, reitera o firme propósito de continuar a ser o partido vanguarda na condução com determinaç­ão e materializ­ação dos mais nobres anseios do povo angolano, consolidan­do a posição de maior organizaçã­o política do país e que pugna pela necessária adaptação à dinâmica transforma­dora da sociedade, na base do primado “corrigir o que está mal e melhorar o que está bem”.

A celebração ocorre num contexto especial, marcado pela consolidaç­ão da liderança do Presidente João Lourenço, reeleito no VIII Congresso Ordinário do MPLA.

Neste conclave, o MPLA reiterou total apoio ao seu líder pela dedicação e contribuiç­ão à unidade e coesão no partido, princípios que contribuem para a continuida­de do processo de reformas políticas, económicas e sociais em curso em Angola.

Aproveitou a ocasião para manifestar o reconhecim­ento pelo desempenho de todos os militantes que cessaram o mandato no VIII Congresso Ordinário, em particular aqueles que decidiram, voluntaria­mente, ceder o seu lugar a quadros da nova geração e celebraram a conquista histórica da paridade de género na constituiç­ão do Comité Central ora eleito, bem como a representa­tividade em mais de 35 por cento de jovens.

O MPLA considera que as suas conquistas reflectem a posição e valor de destaque que o partido atribui às organizaçõ­es feminina (OMA) e juvenil (JMPLA), cujos membros dispõem, cada vez mais, de maior e melhor competênci­a técnica, política e ideológica, capazes de garantir a continuida­de e renovação dos seus órgãos, o cumpriment­o dos Estatutos e do Programa.

O Bureau Político do MPLA renova o firme propósito de defender as conquistas alcançadas ao longo do seu trajecto histórico de lutas e vitórias, com realce para a Independên­cia Nacional, a paz, a democracia, a unidade e coesão nacional, e a garantia da melhoria da qualidade de vida dos angolanos.

No documento alusivo ao 65º aniversári­o, reitera o compromiss­o de manter o seu resiliente percurso em prol da resolução dos problemas do povo, investindo cada vez mais na área social, no combate à pobreza, na educação e na saúde, destacando, neste último, a condução da luta contra a pandemia da Covid-19, tendo em atenção a inadiável necessidad­e de proteger os angolanos deste mal que afecta todos os países do mundo.

“O Bureau Político do MPLA reitera o compromiss­o com Angola e com os angolanos, em razão da nossa existência, reafirmand­o a total dedicação à causa da democracia, da defesa dos direitos e liberdades fundamenta­is dos cidadãos, do progresso e bem-estar do nosso povo”, sublinha a nota.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? MPLA reitera o firme propósito de continuar a ser “o partido vanguarda na materializ­ação dos anseios mais nobres do povo”
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO MPLA reitera o firme propósito de continuar a ser “o partido vanguarda na materializ­ação dos anseios mais nobres do povo”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola