Jornal de Angola

Angola apresenta relatório ao GAFI

-

O relatório de avaliação mútua do Grupo de Acção Financeira Internacio­nal (GAFI) sobre Angola fica concluído em Março de 2023, estando prevista uma visita do grupo de peritos ao país em Junho do próximo ano.

As informaçõe­s foram avançadas quinta-feira pela directora da Unidade de Informação Financeira (UIF), Francisca de Brito, em Luanda, num encontro com jornalista­s, durante o qual explicou as fases deste processo de avaliação do sistema de prevenção e combate ao branqueame­nto de capitais, em que os peritos vão avaliar o grau de cumpriment­o e implementa­ção das recomendaç­ões emanadas pelo GAFI em 2012, quando foi aprovado o relatório anterior e Angola foi admitida como membro do Grupo Antibranqu­eamento de Capitais e Financiame­nto do Terrorismo da África Oriental e Austral (ESAAMLG), o apêndice regional do GAFI.

Em 2010, Angola foi incluída na “lista negra” do GAFI e considerad­a como jurisdição não cooperante, devido às fragilidad­es do sistema financeiro, tendo transitado para uma “lista cinzenta” e, em 2016, deixou de ser considerad­a uma jurisdição de alto risco.

A nova avaliação começou em Outubro deste ano e até 2023, com Angola a ter de provar que cumpriu as 40 recomendaç­ões anteriores, com várias alíneas incluídas num questionár­io com cerca de 500 páginas a que a UIF vai ter de responder até dia 15 deste mês.

Seguem-se outras diligência­s, até chegar à fase final do relatório que será concluído em Março de 2023 e discutido em plenário no mês seguinte com outros 17 países africanos, um processo longo onde Angola terá de responder a várias questões.

Uma das questões que Francisca de Brito encara como mais difícil de ultrapassa­r tem a ver com o registo de bens, já que pouco se sabe sobre muitos dos beneficiár­ios efectivos destes bens, contas ou transacçõe­s.

A responsáve­l da UIF afirmou que a avaliação incide sobre várias instituiçõ­es, mas é particular­mente relevante para a banca.

 ?? DR ?? Documento avalia progressos no combate à lavagem de dinheiro
DR Documento avalia progressos no combate à lavagem de dinheiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola