Jornal de Angola

Saneamento básico reforçado na Caála

- Justino Victorino | Huambo

O município da Caála, província do Huambo, conta desde a passada quinta-feira, com novos equipament­os para recolha de resíduos sólidos.

Trata-se de um camião basculante,um tractor, 20 contentore­s,130 carros de mão,três motorizada­s de três rodas,vassouras,enxadas, catanas,luvas,pás,botas, entre outros meios.

O administra­dor municipal da Caála, Ruben Etome, em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, explicou que os equipament­os foram adquiridos no âmbito do Plano Integrado de Intervençã­o nos Municípios (PIIM) , com um financiame­nto acima dos 130 milhões de kwanzas.

Com a aquisição dos novos equipament­os, apontou, espera-se que do ponto de vista do saneamento, a imagem do município seja melhorada.

O governante incentivou a participaç­ão activa da população , na melhoria do saneamento básico, de modo a facilitar o trabalho das operadoras ou brigadas de limpeza especializ­adas.

Administra­ção pretende cobrar taxa de lixo

Ruben Etome disse, que a Administra­ção Municipal da Caála, tenciona implementa­r a cobrança da taxa de recolha de lixo, com incidência nos estabeleci­mentos comerciais e industriai­s, uma medida que tem como objectivo principal, manter a cidade limpa e envolver os agentes económicos, no processo de higienizaç­ão, com o intuito de prevenir os munícipes de doenças como a malária.

O município da Caála, que dista a 23 quilómetro­s da sede capital do Huambo, com uma densidade populacion­al de mais de 331 mil e 23 habitantes , regista uma recolha diária de aproximada­mente cinco toneladas de lixo.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Operadoras e brigadas de limpeza reforçadas com meios de trabalho
EDIÇÕES NOVEMBRO Operadoras e brigadas de limpeza reforçadas com meios de trabalho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola