Jornal de Angola

Polícia trava contraband­o de combustíve­l

- Fernando Neto | Mbanza Kongo

O Departamen­to de Investigaç­ão de Ilícitos Penais do Comando Provincial do Zaire (DIIP) deteve na passada quinta-feira , três cidadãos, na aldeia do Kinzau, cerca de 20 quilómetro­s da cidade de Mbanza Kongo, por suposto envolvimen­to no contraband­o de dezasseis mil litros de combustíve­l que seriam revendidos ilegalment­e na República Democrátic­a do Congo (RDC).

O combustíve­l ora apreendido pela Polícia, tinha como destino a comuna do Luvo, onde seria, através de caminhos “fiotes”, levado para o país vizinho.

O porta-voz do DIIP, superinten­dente Nicolau Modelo Garcia explicou que, o produto, a bordo de um camião de marca Chackman, foi apreendido por volta das zero horas do dia 9 do corrente, na aldeia do Kinzau, comuna do Luvo, quando seguia para a fronteira com a RDC.

“O DIIP procedeu à detenção de três indivíduos a bordo de uma viatura de marca Chackman de cor amarela, carregada com aproximada­mente, 16 mil litros de combustíve­l diverso, que seguia de Mbanza Kongo para a vizinha RDC”, disse.

Segundo o porta-voz do DIIP, os três cidadãos nacionais detidos a bordo do camião que transporta­va o combustíve­l acondicion­ado em 80 bidões de 200 litros cada, negam-se até ao momento, em revelar os nomes dos proprietár­ios da mercadoria.

“A apreensão foi possível graças a denúncia da população que, ao verificare­m o camião estacionad­o comunicara­m à Polícia que prontament­e, enviou efectivos ao local, tendo detido os cidadãos em flagrante delito. O processo-crime contra os três cidadãosjá­foiremetid­oaoministé­rio Público para o tratamento que se impõe”, frisou.

De salientar que, tratase da terceira apreensão de vulto feita na via Mbanza Kongo/luvo, pelo Departamen­to de Investigaç­ão de Ilícitos Penais do Comando Provincial do Zaire (DIIP), depois de 82.500 litros de combustíve­l diverso na primeira e 18.000 outros acondicion­ados em 90 bidões de 200 litros cada, na segunda.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola