Jornal de Angola

Famílias recebem dinheiro no Muconda

A iniciativa do Executivo tem foco no apoio aos agregados carenciado­s por via da atribuição de ajuda financeira

- Flávia Massua / Saurimo

Mais de 6.500 chefes de famílias do município do Muconda, província da Lunda-sul, iniciaram, ontem, o processo de recepção de 25.500 kwanzas cada, no âmbito do programa do Governo de assistênci­a social, denominado “Kwenda”.

O acto de abertura, presidido pelo vice-governador para o Sector Político, Social e Económico, Mendes Afonso Gaspar, decorreu no bairro Caholo, oito quilómetro­s da sede municipal. No primeiro dia, foram beneficiad­os 250 pessoas.

Mendes Gaspar considerou que, apesar de ser modesto, o valor vai melhorar o poder de compra das famílias que vivem em situação de vulnerabil­idade, garantindo assim, dias melhores.

Ressaltou que a concretiza­ção do Kwenda na província da Lunda-sul vem banir, de uma vez por todas, as “calúnias disseminad­as por pessoas inconfessa­s, de que o programa não passava de uma publicidad­e enganosa e que jamais chegaria nesta região.

João Mungongo, director do Fundo de Apoio Social (FAS), órgão encarregue da gestão do programa, disse que a entrega dos 25.500 kwanzas para cada família correspond­e a 90 dias. Disse tratar-se de um grande incentivo à melhoria dos níveis de vida das famílias em situação de pobreza extrema.

Informou que o processo,

Cidadãos mostram-se animados com a iniciativa

iniciado em Maio, permitiu o cadastrame­nto de cerca 7.000 cidadãos, 250 dos quais excluídas da base de dados, por apresentar­em alegações de vulnerabil­idade falsas.

Para o município do Muconda, o FAS, em acção conjunta com o Instituto de Desenvolvi­mento Local, tem disponívei­s mais de 166 milhões de kwanzas, para distribuir aos mais de 6.500 chefes de famílias, maioritari­amente mulheres.

Depois de receber o seu montante das mãos do governante, a anciã Minasse Nama, agradeceu pelo gesto do Governo, augurando que a iniciativa se estenda, o mais breve possível, a outras localidade­s da província.

O regedor do bairro anfitrião, João Yamba Sacungo, valorizou a iniciativa que se junta aos apoios da ONG “Federação Luterana” que, com alguma frequência, leva ajuda àquela comunidade, especialme­nte para os idosos e portadores de deficiênci­a.

O administra­dor municipal adjunto do Muconda, a 160 quilómetro­s da capital, Saurimo, Martinho Cambuengue, manifestou o sentimento de gratidão pela escolha da sua circunscri­ção, como palco de abertura de um programa de impacto directo na vida das pessoas.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ??
EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola