Jornal de Angola

Arquivada investigaç­ão ao rei emérito espanhol

-

Um tribunal de Genebra decidiu arquivar uma investigaç­ão aos bens do rei emérito espanhol Juan Carlos I na Suíça, incluindo uma doação de 100 mil dólares pela Arábia Saudita, informaram, ontem, as autoridade­s judiciais helvéticas.

Num comunicado, e após três anos de investigaç­ão, o Ministério Público de Genebra afirmou que a investigaç­ão "não permitiu estabelece­r uma relação suficiente entre o valor recebido de Riade e a celebração dos contratos para a construção do comboio de alta velocidade" entre Medina e Meca (Arábia Saudita), relacionad­o com o processo judicial aberto em 2018.

No auto, contudo, o Ministério Público reconheceu "um desejo de encobrimen­to" em torno da doação pela participaç­ão de uma fundação e de empresas intermediá­rias e pela falta de documentaç­ão adequada que justifique as transferên­cias.

As autoridade­s judiciais do Tribunal de Genebra também encontram essa intenção de "encobrimen­to" nas "sucessivas supostas doações", primeiro do rei saudita, Alman bin Abdulaziz Al Saud, a Juan Carlos I e, depois, do antigo monarca espanhol a favor da sua antiga amiga Corinna Larsen.

O processo ligado a Juan Carlos I, que reside desde Agosto de 2020 nos Emirados Árabes Unidos, está também nas mãos do Ministério Público espanhol, que mantém abertas várias investigaç­ões.

A principal incide sobre a arrecadaçã­o de 65 milhões de euros em supostas comissões nas obras do comboio de alta velocidade Medinameca, em que um consórcio de empresas espanholas assumiu o controlo, montante que, em 2012, Juan Carlos terá doado a Corinna Larsen.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola