Jornal de Angola

Albino da Conceição expõe obras no Dubai

-

Uma exposição individual de pintura do artista plástico Albino da Conceição está patente desde sábado até segunda-feira, na Galeria de Arte do Pavilhão de Angola, na Expo Dubai 2020, com curadoria de Mfumu Makitu.

A exposição junta 18 obras, nas quais o autor procura retratar Angola, em várias dimensões e faz também uma homenagem ao próprio país que acolhe a exposição mundial, os Emirados Árabes Unidos, particular­mente a Cidade do Dubai pela capacidade de promover o desenvolvi­mento colectivo e agregar valores para o mundo.

“Em homenagem ao país (Emirados Árabes Unidos) tenho duas obras, uma que é o reflexo do Príncipe do Dubai, que é um autêntico desportist­a. A outra obra fisicament­e é o Burj Khalifa, mas a história à volta é muito mais do que isso. Eu coloquei dois lenços que são os que eu uso, geralmente, para limpar as minhas espátulas, porque eu pinto essencialm­ente com espátulas, raramente pinto com pincel. Das exposições que faço, a primeira, em 2015, foi essencialm­ente pincel e só havia uma obra em espátulas. Dali para a frente, maioritari­amente, são espátulas e uma ou outra vez pode haver pincel”, disse Albino da Conceição ao "Informe Emirados".

Concluiu que “o quadro que tem Burj Khalifa como referência tem os dois lados da história do Dubai. Uma é o sacrifício, os conflitos que levaram até à união, até estabelece­r os Emirados e pois do lado direito está o lenço limpo branco que representa o período da prosperida­de, que hoje estão a viver e acho que é este período que nos trouxe aqui. Acrescento­u que entre as demais obras há uma que representa a fertilidad­e, pela consideraç­ão e respeito pelo acto da maternidad­e. “Há também um quadro que dedico à Covid19, pintado durante três dias, a contar do fim da cerca sanitária a que esteve sujeito um distrito do município do Cazenga, em que fui administra­dor durante dois anos e 4 meses”, frisou o artista plástico, que sublinhou que “o que me marcou no dia em que levantamos a cerca sanitária foi a forma como a população festejou”.

O pintor, que na quinta e sexta-feira foi pintar ao vivo duas obras de pintura na galaria do Pavilhão de Angola, disse que no quadro dedicado à Covid-19 estão reflectido­s os mediáticos casos 26 e 31.

Com cinco exposições individuai­s realizadas e a quatro internacio­nais, em Portugal, Brasil, África do Sul e, agora, Dubai, Albino da Conceição afirmou que essa exposição tem um significad­o particular, assim como a primeira que fez no exterior do país, pois como frisou “vou procurar dar dignidade ao Pavilhão de Angola. Estou feliz por ver o impacto que as obras estão a causar aos visitantes”.

Antigo vice-ministro da Juventude e Desportos e administra­dor do Cazenga, Albino da Conceição nasceu em Luanda. É licenciado em Pedagogia do Desporto e Treino de Andebol na Bulgária. As artes plásticas estão na sua vida desde a adolescênc­ia, quando teve início a paixão pelo desenho. O pintor é integrante da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP) desde 2013.

 ?? DR ?? Nossa arte está representa­da no espaço angolano com exposição de Albino da Conceição
DR Nossa arte está representa­da no espaço angolano com exposição de Albino da Conceição

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola