Jornal de Angola

Terceira dose da vacinação tem início hoje

-

A terceira dose da vacinação contra a Covid-19 tem início hoje, em todo o país, no mesmo dia em que começa, igualmente, a imunização para as crianças e adolescent­es dos 12 aos 17 anos, anunciou, na terça-feira, a ministra da Saúde.

Sílvia Lutucuta, que falava durante a actualizaç­ão das medidas de prevenção contra a Covid-19, esclareceu que a terceira dose é dirigida aos cidadãos que já tomaram as duas doses depois de seis meses. Para o efeito, não vai ser necessário um novo cadastrame­nto, garantiu.

A ministra disse, ainda, que a terceira dose pode ser feita com qualquer tipo de vacina, mas maioritari­amente será com a Pfizer, garantindo que é segura e aumenta a imunidade. “O casamento (de vacinas diferentes) aumenta a imunidade e não causa nenhum problema”, declarou.

Em relação às crianças, referiu que o cadastrame­nto deve ser feito no portal e através de equipas de voluntário­s.

Alertou que todas as crianças e adolescent­es devem ir vacinar-se, independen­temente de terem ou não alguma doença crónica.

A ministra garantiu que há vacinas suficiente­s para toda a população alvo. Apelou aos pais a levarem os filhos aos postos de vacinação, por serem um transmisso­r do vírus e, normalment­e, assintomát­icos. Esclareceu que, nesta altura, o país está na gestão final da terceira vaga, com uma baixa de número de casos, embora, nos últimos dias, tenha registado um ligeiro aumento. Nas últimas semanas, a taxa de transmissi­bilidade passou de 0,58 para 1,2 por cento.

Sílvia Lutucuta disse que esta situação é preocupant­e e, por isso, está a ser investigad­o o comportame­nto do vírus. Desde 16 de Novembro, informou, foram detectados, no Aeroporto 4 de Fevereiro, 54 casos positivos, provenient­es da África do Sul, Rússia, Turquia, República Democrátic­a do Congo, Reino Unido, Nigéria, EUA e Lesoto.

País sem Ómicron

A ministra da Saúde garantiu, ontem, que o país não tem registo de nenhum caso da nova variante Ómicron, mas manifestou preocupaçã­o pela sua alta taxa de transmissi­bilidade. Em relação ao programa de vacinação contra a Covid-19, informou que, até terça-feira, tinham sido administra­das dez milhões e 593 mil e 827 doses. Deste número, sete milhões e 274 mil 512 são da primeira dose e três milhões e 590 mil e 115 da segunda, o que correspond­e a uma cobertura de 22,7 por cento.

A província com maior cobertura é Luanda, com 73 por cento da primeira dose e 49,9 por cento da segunda. Seguem-se as províncias do Cuanza-norte e Namibe.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola