Jornal de Angola

Pandemia piorou situação financeira para 28% das famílias

-

A pandemia teve impacto na carteira dos portuguese­s e 28% das famílias considera mesmo que a sua situação financeira está pior agora, face antes da pandemia, de acordo com dados divulgados, ontem, pelo Instituto Nacional de Estatístic­a (INE).

De acordo com Inquérito à Situação Financeira das Famílias de 2020, realizado entre Outubro de 2020 e Fevereiro de 2021, "69% das famílias em Portugal considerar­am que a sua situação financeira era semelhante à anterior à pandemia, 28% considerar­am que piorou e 3% considerar­am que melhorou", pode ler-se.

"O impacto da pandemia na situação financeira e no rendimento das famílias foi maior nas famílias que dependiam do rendimento do trabalho no período anterior à pandemia", conclui ainda o INE.

Entre as famílias em que o indivíduo de referência que na maior parte das famílias é o indivíduo com maior rendimento - estava a trabalhar antes da pandemia, a redução no rendimento foi mais frequente nas de rendimento mais baixo, assim como para aquelas em que este indivíduo tinha um nível de escolarida­de inferior ao ensino superior, era trabalhado­r por conta própria ou do sector do Alojamento e restauraçã­o.

Além disso, as situações de redução parcial do rendimento do trabalho foram mais frequentes do que a perda de emprego ou a perda total de Rendimento.

"A percentage­m de famílias em que o indivíduo de referência enfrentou estas diferentes situações foi, contudo, bastante diversa consoante o tipo de família, atingindo valores mais elevados para aqueles com níveis de rendimento e de escolarida­de mais baixos", pode ler-se.

As situações de lay-off ou de apoio a trabalhado­res independen­tes foram mais frequentes nas famílias de rendimento intermédio.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola