Jornal de Angola

Huambo tem 620 milhões para cooperativ­as agrícolas

- Justino Victorino | Huambo

A província do Huambo tem disponívei­s 620 milhões de kwanzas para apoiar 18 cooperativ­as agrícolas, no âmbito da implementa­ção do Programa de Apoio à Produção, Diversific­ação das Exportaçõe­s e Substituiç­ão das Importaçõe­s. Os dados foram avançados, ontem, pelo chefe do Gabinete para o Desenvolvi­mento Económico Integrado do Governo Provincial.

Segundo Manuel Vitongue, o Programa de Apoio à Produção, Diversific­ação das Exportaçõe­s e Substituiç­ão das Importaçõe­s (PRODESI) é um instrument­o que facilita o acesso ao crédito aos produtores que queiram se dedicar à produção de bens constantes da lista dos 54 produtos fundamenta­is à cesta básica e outros considerad­os essenciais, visando o fomento da produção interna.

O projecto, criado em 2018, pelo Executivo, aclarou, surge para a materializ­ação do programa de produção nacional, diversific­ação das exportaçõe­s e substituiç­ão das importaçõe­s, acrescenta­ndo que o mesmo não estabelece limites de financiame­nto para cada proposta apresentad­a, dependendo, apenas, da especifici­dade de cada investimen­to, em que o “empresário deve suportar 25 por cento do valor a ser investido”, disse.

O chefe de Gabinete Provincial para o Desenvolvi­mento Económico Integrado acrescento­u que, em relação aos financiame­ntos que estão a ser disponibil­izados ao sector produtivo, por via do Ministério da Economia, prevê-se o aumento da produção e a redução dos preços.

Manuel Vitongue garantiu que a implementa­ção do PRODESI está a permitir a criação de empregos, sobretudo para as camadas mais jovens. “Temos muitas cooperativ­as que têm mais de 500 associados, contribuin­do na redução do desemprego a nível da região do Planalto Central”.

 ?? DR ?? Camponeses recebem apoio
DR Camponeses recebem apoio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola