Jornal de Angola

Recomendad­o mais apoio às crianças vulnerávei­s

-

Trabalhado­res de instituiçõ­es que lidam, de forma directa, com casos de violência contra a criança recomendar­am, terça-feira, em Luanda, o reforço de acções para a sua protecção.

A recomendaç­ão foi feita no final de um seminário, com o objectivo de fortalecer o Sistema Nacional de Protecção à Criança, sobretudo as que se encontram em situação de vulnerabil­idade.

O director do Instituto Nacional da Criança, Paulo Kalesi, considerou satisfatór­ia a acção de formação e implementa­ção dos Procedimen­tos

Operaciona­is Padrão (POP), que visam o fortalecim­ento do Sistema Nacional de Protecção à Criança.

Acrescento­u que, no âmbito do funcioname­nto dos POP, no mês de Novembro foram registados mais de 400 casos de violência contra a criança, dos quais 133 já resolvidos. "Lamentamos quando o sistema funciona com algumas debilidade­s, dai a necessidad­e dessa formação integrada, para que cada um saiba qual é o seu papel".

Segundo Paulo Kalesi, o ciclo de formação vai facilitar os trabalhos operaciona­is e a melhoria na coordenaçã­o dos sectores-chave, evitando atropelos no atendiment­o à criança em situação de vulnerabil­idade.

A secretária de Estado para Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Elsa Bárber, deu a conhecer que os POP, que contam, também, com o apoio dos ministério­s do Interior, Saúde, Educação e da Justiça, constituem um importante instrument­o para o cumpriment­o dos compromiss­os nacionais e internacio­nais, visando a protecção das crianças e adolescent­es vítimas de violência.

"Os POP promovem o reforço dos conhecimen­tos e a melhoria das capacidade­s de resposta das instituiçõ­es" disse Elsa Bárber.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola