Jornal de Angola

Presidente apela para nova parceria Ue-áfrica

-

O Presidente do Ghana, Nana Akufo-addo, apelou, ontem, em Estrasburg­o, França, a uma relação comercial mais equilibrad­a entre Europa e África, que capacitari­a os países africanos a construir as suas economias e a não depender da ajuda ao desenvolvi­mento.

Akufo-addo, que intervinha numa sessão solene no Parlamento Europeu, disse esperar que a União Europeia (UE) e a União Africana possam trabalhar numa estratégia conjunta e definir uma nova parceria.

Os países africanos não devem receber apenas ajuda da Europa: devem sentarse, lado-a-lado, à mesa da tomada de decisões, como iguais, defendeu.

O líder do Ghana enfatizou que investir na África e ajudála a desenvolve­r a sua economia traria grandes oportunida­des de exportação para as empresas europeias.

“Precisamos de confiar em nós próprios e deixar cair a imagem de mendigos que vivem da caridade, ajuda e esmolas, e fazer um uso melhor e mais inteligent­e dos nossos abundantes recursos nacionais para sair da pobreza em direcção à prosperida­de”, salientou.

Relativame­nte às migrações, disse que em vez de investir dinheiro para evitar que os migrantes se desloquem de África para a Europa, esse dinheiro seria mais bem gasto no apoio às economias africanas e no incentivo às pessoas para permanecer­em nas suas casas, oferecendo-lhes oportunida­des económicas.

O Presidente do Ghana precisou que a taxa de vacinação na África é de 10% e que os países africanos ainda não conseguira­m obter vacinas em "número suficiente".

As nações mais ricas, incluindo Estados-membros da UE, os Estados Unidos da América e a Grã-bretanha, intensific­aram as campanhas de vacinação para fornecer doses de reforço após a descoberta da variante Ómicron.

 ?? DR ?? Nana Akufo- Addo discursou no Parlamento Europeu
DR Nana Akufo- Addo discursou no Parlamento Europeu

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola