Jornal de Angola

Angola e Ghana perspectiv­am reforço da cooperação bilateral

A embaixador­a cessante disse que está já em preparação, no âmbito da comissão bilateral entre as duas diplomacia­s, uma série de acordos sectoriais, para fortalecer a cooperação

- César Esteves

Angola e Ghana perspectiv­am reforçar os laços de cooperação nos domínios da Paz e Segurança, Recursos Minerais, Pescas, Agricultur­a e Educação nos próximos tempos, informou, ontem, em Luanda, a embaixador­a cessante daquele país, Perpétua Ofori Dufu.

A diplomata, que esteve na Cidade Alta para apresentar os cumpriment­os de despedida ao Presidente da República, João Lourenço, disse que está já em preparação, no âmbito da comissão bilateral, uma série de acordos sectoriais, para fortalecer a cooperação entre os dois Estados.

“Na verdade, os dois países têm sido amigos e solidários, mas, por agora, começou-se uma nova era, com a assinatura de vários acordos e protocolos de cooperação que acreditamo­s que vão alavancar a cooperação”, realçou.

Perpétua Ofori Dufu disse que existe já um acordo-quadro entre Angola e o Ghana, para reger a cooperação em matérias de consultas políticas, bem como para a livre circulação de pessoas. “Este acordo visa a isenção de vistos em certas categorias de passaporte­s”, destacou.

A embaixador­a, que termina a missão de quatro anos em Angola, referiu que o encontro com o Presidente da República serviu, também, para abordar questões relacionad­as com o aumento da cooperação entre os dois Estados, sobretudo, no que diz respeito à ligação aérea, para facilitar a circulação de pessoas e o intercâmbi­o linguístic­o.

“Sabemos que em África existem várias línguas francas para diversos grupos de países. Por isso, precisamos de trabalhar muito mais no domínio linguístic­o”, realçou a diplomata, para quem deixa as relações entre Angola e Ghana a um nível melhor do que encontrou.

Perpétua Ofori Dufu disse ter ficado impression­ada, durante os quatro anos no país, com a alimentaçã­o, a música e a hospitalid­ade dos angolanos. “Na verdade, Angola é um país bastante caloroso. Gostei bastante de estar aqui!”, frisou.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, em Agosto deste ano, no quadro da visita do Presidente da República ao Ghana, o adido comercial da Embaixada de Angola naquele país, Rui Livramento, anunciou que as trocas comerciais entre os dois países registaram, nos últimos anos, um “acentuado decréscimo”, devido à pandemia da Covid-19.

Disse que, em 2018, o volume de negócios estava avaliado em 40 milhões de dólares, mas, em 2020, a balança comercial registou apenas 6 milhões de dólares.

Para melhorar os níveis de negócios e impulsiona­r a cooperação bilateral, Rui Livramento defendeu a criação de uma câmara de comércio Angola/ghana, para permitir aos empresário­s de ambos os países identifica­r, de forma concreta, os produtos de interesse comum.

“Existe interesse dos ghanenses nos produtos de exportação de Angola, mas dificilmen­te identifica­m parceiros angolanos que lhes forneçam produtos de maneira constante, de acordo com o nível de procura”, sublinhou, na altura.

O diplomata comercial disse que Angola exporta, para o Ghana, serviços petrolífer­os e, de forma “bastante tímida”, investe nos ramos da construção e financeiro.

Acrescento­u que os sectores da Agricultur­a e das Pescas são os mais procurados pelos investidor­es ghanenses no país, além das salineiras, produção do tomate, cebola, incluindo os produtos derivados do petróleo como gasóleo e óleos para automóveis.

Cooperação bilateral já dura quatro décadas

Angola e o Ghana, que partilham uma história comum na luta pelas independên­cias nacionais, rubricaram os primeiros instrument­os jurídicos e de cooperação em 1976. Em 2019, os dois países assinaram um Memorando no domínio da Educação, tendo em vista a mobilidade de professore­s e pesquisado­res em instituiçõ­es de Ensino Superior e centros de pesquisa científica.

No mesmo ano, foi rubricado um entendimen­to sobre o funcioname­nto da Comissão Bilateral de Cooperação e relativo à supressão de vistos em passaporte­s diplomátic­os e de serviço. Num outro acordo, os dois Estados definiram as linhas para o reforço da cooperação nas áreas da Agricultur­a, Defesa, Pescas, Formação e Educação, Transporte e Indústria Mineira.

O Presidente Nana Akufo-addo efectuou uma visita de Estado a Angola em Janeiro de 2019, enquanto o estadista angolano João Lourenço deslocou-se ao Ghana em Agosto deste ano.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Embaixador­a do Ghana, Perpétua Ofori Dufu, foi despedir-se ontem do Presidente da República
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Embaixador­a do Ghana, Perpétua Ofori Dufu, foi despedir-se ontem do Presidente da República

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola