Jornal de Angola

Província do Namibe sem novos casos da Covid-19 há mais de dois meses

- João Upale | Moçâmedes

A província do Namibe não regista novos casos da Covid19 , há mais de dois meses , sendo a situação epidemioló­gica considerad­a estável, confirmou o porta voz da comissão multissect­orial de combate à doença, igualmente, director do Gabinete Provincial da Saúde, Coríntios Miguel .

O responsáve­l admite que a província apresenta este quadro, em função de um ardo trabalho que tem sido levado a cabo pela comissão multissect­orial da província, com sucessivas campanhas de sensibiliz­ações e palestras nas comunidade­s, e que contou com o apoio das igrejas locais neste processo, que desde o surgimento do primeiro caso registado na província, têm mostrado disponibil­idade em colaborar com a Direcção Provincial da Saúde no combate ao vírus.

Informou que mais de 60 por cento da população nómada das zonas de difícil acesso, já está a ser administra­da as primeiras doses, e em alguns casos são vacinadas com a dose única de Johnson & Johnson. De acordo com os estudos feitos pelas autoridade­s sanitárias, dada a complexida­de de residência não fixa, sobretudo das populações baseadas no interior dos municípios do Virei, da Bibala e na comuna do Iona (Tômbwa).

“Os esforços continuam, não atingimos ainda todas as zonas de difícil acesso, mas de acordo com o mapeamento feito dessas localidade­s, 60 por cento da população da província do Namibe, já se beneficiou da vacina”, confirmou.

Por outro lado, o supervisor provincial do Programa Alargado de Vacinação (PAV), Tadeu Dumbo, anunciou que a partir de Janeiro do próximo ano, as autoridade­s sanitárias na província começam com a vacinação de menores com idades compreendi­das entre os 14 e os 18 anos. Referiu que sendo o processo de vacinação bastante complexo, daí os vários países terem estado a a adoptar medidas em função daquilo que é o quadro epidemioló­gico de cada região.

Frisou que pela mobilidade dessa franja de adolescent­es podem então correr risco de poder contrair a infecção, “até porque também há registo, já se verificou isto mesmo dos estudos que foram feito que, muitos estudantes nessas idades, em alguns testes aleatórios feitos em certas províncias, tiveram o desfecho positivo da Covid-19,” disse, para quem há necessidad­e de se olhar também para essa faixa etária, no sentido de continuar a administra­r a vacina a esse grupo e “termos essa população imunizada”.

Surto de sarampo

O director do Gabinete Provincial da Saúde, Coríntios Miguel,revelouque­foramident­ificados e confirmado­s cinco casos positivos do surto de sarampo na comuna da Lucira, município de Moçâmedes, a partir do Instituto Nacional de Investigaç­ão & Saúde.

Apelou a todas as comunidade­s do Namibe, em geral, com bebês de nove meses, para acorrerem aos postos e centros de saúde para tomar a sua vacina contra o sarampo. “E a partir de segunda-feira, provavelme­nte, vamos trabalhar num microplano, vamos fazer uma campanha de vacinação de reforço em todos os cinco municípios que compõem a província”, alertou. A mesma campanha tem abrangênci­a de crianças dos nove meses aos 5 anos, para fazer o bloqueio do surto, por apresentar um nível de transmissi­bilidade acelerado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola