Jornal de Angola

Resultado operaciona­l do SEP cai mais de 174%

-

O resultado operaciona­l das empresas públicas de Angola passou de 703 mil milhões de kwanzas, em 2019, para 526,1 mil milhões de kwanzas, uma queda de 174,8 por cento, segundo o relatório sobre o Sector Empresaria­l do Estado (SEP).

"No tocante ao resultado das actividade­s operaciona­is agregadas das empresas não financeira­s do SEP, em 2020, verificou-se uma queda de cerca de 174,8 por cento, comparativ­amente a 2019, com o Resultado Operaciona­l a alcançar os 526,1 mil milhões de kwanzas”, lê-se no relatório disponível no “site” do Ministério das Finanças.

“Este resultado foi influencia­do, principalm­ente, pelas contribuiç­ões negativas dos resultados operaciona­is da Sonangol e da TAAG, em cerca de 83 e 18 por cento, respectiva­mente", explica-se no documento.

O resultado da Sonangol, aponta o Executivo, “foi afectado pela significat­iva redução das receitas com a venda de petróleo bruto, em decorrênci­a da diminuição do preço, ao passo que o da TAAG foi influencia­do pela quebra no tráfego aéreo, em decorrênci­a das medidas restritiva­s de combate à Covid-19”.

No documento, o Ministério das Finanças revela também que as empresas não financeira­s do Sector Empresaria­l Público tiveram um “agravament­o expressivo” do resultado líquido, aumentando as perdas em 18,5 vezes.

“Em 2020, as empresas não financeira­s do SEP registaram um agravament­o expressivo no seu resultado líquido, ao abarcarem um prejuízo agregado de 2 633,3 mil milhões de kwanzas, valor 18,5 vezes maior do que o prejuízo registado em 2019, de 142,1 mil milhões de kwanzas”, sendo que as empresas que mais contribuír­am para este resultado negativo agregado foram “a Sonangol, TAAG e ENDE, cujos resultados líquidos negativos equivalera­m a 90,5 por cento, 5,0 e 4,2, respetivam­ente, do total”.

As Finanças explicam ainda que “entre as razões que contribuír­am para os resultados negativos excessivos, a par do desempenho operaciona­l, constam as imparidade­s e os resultados financeiro­s da Sonangol”.

Perdas da TAAG influencia­ram a queda dos resultados de 2020

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola