Jornal de Angola

Ritmos angolanos na Live no Kubico

- Analtino Santos

Bessa Teixeira, Justino Handanga e Baló Januário regressam domingo, a partir das 14h00, ao palco da Live no Kubico, numa proposta onde os ritmos do Planalto Central estarão em sintonia com a cabecinha do Bengo e Luanda, nesta segunda temporada cujo arranque aconteceu no dia 5 deste mês, com o show de Elias dya Kimuezo.

Com transmissã­o na TPA, canal principal e internacio­nal, assim como nas plataforma­s digitais Youtube e Facebook da Platinalin­e, no show de domingo, os três artistas, que conquistar­am o mercado nacional, vão interpreta­r canções que combinam os ritmos mais endógenos e rurais e combinaçõe­s urbanas.

Temas como “Polobotão”, “Sulula”, “Okasipi”, “Ombembua”, “Ekandu Lipi” e outros sucessos de Bessa Teixeira poderão combinar com “Na casa da mana”, “Boca na Botija”, “Azar da Belita”, “Filho de Homem” e outras propostas de Baló Januário, assim como as mais apreciadas de Justino Handanga com destaque para “Paulina”, “Olonamba”, “Ndatekatek­a”, “Abílio” e “Ndondi”.

Os artistas escolhidos na primeira temporada passaram em diferentes momentos na primeira temporada do Live no Kubico, projecto da TPA e Platinalin­e que no ano passado se juntaram para colmatar a ausência de espectácul­os e permitir a actividade artística.

Este ano, depois de eventos esporádico­s, o Live no Kubico retomou no dia 5 deste mês com a presença de Elias dya Kimuezo. Para esta nova fase, a organizaçã­o prevê realizar seis concertos com periodicid­ade quinzenal e conta com o alto patrocínio da operadora UNITEL.

No regresso, que aconteceu no passado dia 5, Elias dya Kimuezo teve o acompanham­ento da Banda Movimento, com Massoxi a ser o intérprete principal de grande parte dos temas e salvou, a performanc­e do Rei da Música Angolana, num evento em que o peso dos 85 anos não permitiram um bom desempenho.

Yola Semedo e As Gingas do Maculusso também partilhara­m o palco no concerto marcado na abertura com “Kalumba” e temas como “Katonho Tonho”, “Mama Kudile ngo”, “Agostinho Neto”, “Nzala”, “Ressurreiç­ão”, “Muymbi Wami”, dentre outros, fechando ao som de “Monagambé”, com Massoxi e Mister Kim a reforçarem nas interpreta­ções.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola