Jornal de Angola

Mais de 100 mortos desde Outubro em Darfur

-

dos Médicos do Sudão, uma organizaçã­o opositora ao Governo, anunciou, ontem, que o número de mortes em confrontos tribais na região de Darfur, desde Outubro aumentou para 199 pessoas, depois de uma recente escalada de violência.

“O número total de mortes registado pelo sindicato alcançou os 199 desde o princípio de Outubro no Estado de Darfur Oeste, Centro e Sul”, disse o grupo que contabiliz­a as vítimas em protestos e confrontos no país desde 2019, no seguimento do derrube do Presidente Omar al Bashir, citado pela EFE.

Quase duas dezenas faleceram por disparos de armas com munições reais, de acordo com o sindicato, que adiantou que muitas das vítimas não conseguira­m chegar aos hospitais por causa das condições de segurança em Darfur.

O Governo estimou, na semana passada, que o número de vítimas pelos confrontos nesta região sudanesa esteja perto dos 100, mas não actualizou esse número desde a semana passada.

A 9 de Dezembro, as tribos árabes e o clã Al Masiriya Yabal, que protagoniz­aram durante semanas violentos confrontos no Darfur, acordaram um cessar-fogo. Antes destes novos confrontos, a Organizaçã­o Não-governamen­tal Human Rights Watch instou as Nações Unidas a mobilizar observador­es internacio­nais para a região, um ano depois da força de manutenção da paz ter sido desmobiliz­ada.

Os surtos de violência multiplica­ram-se na região de Darfur, que ainda se encontra numa situação volátil depois da guerra civil de cariz étnicotrib­al registada entre 2003 e 2008, com mais de 300 mil mortos e 1,8 milhões de refugiados e deslocados.

 ?? ?? O Sindicato
O Sindicato

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola