Jornal de Angola

INADEC sensibiliz­a agentes económicos

-

O Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC), na província do Zaire, está a realizar campanhas de sensibiliz­ação dos agentes económicos, no sentido de desencoraj­ar a subida anárquica de preços dos produtos da cesta básica durante a quadra festiva.

A campanha, que se vai prolongar até à primeira quinzena do próximo mês de Janeiro, está a ser promovida em parceria com os sectores da Saúde, do Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC), Protecção Civil e Bombeiros e Veterinári­o.

De acordo com o chefe do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC) na província, Alex Domingos Casimiro, em declaraçõe­s ontem à Angop, a intenção é de evitar, também, a venda de produtos expirados e em mau estado de conservaçã­o, capazes de colocar em risco a saúde pública.

A campanha visa, igualmente, desaconsel­har os comerciant­es a venda de produtos rotulados em línguas estrangeir­as de difícil compreensã­o por parte dos consumidor­es.

Alertou que, em caso de desobediên­cia, os prevaricad­ores serão punidos com pagamento de multas previstas na lei.

Informou que, de Janeiro a Dezembro, o INADEC na região efectuou 121 visitas inspectiva­s em diferentes estabeleci­mentos comerciais e instituiçõ­es afins, que visaram aconselhar os agentes económicos ao cumpriment­o dos regulament­os.

No mesmo período, disse, foram atendidas 16 reclamaçõe­s relacionad­as com o mau atendiment­o por parte dos funcionári­os de algumas empresas públicas de prestação de serviço e outras do ramo do sector comercial.

Salientou que, das queixas recebidas, duas foram remetidas ao Ministério Público para o devido tratamento.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola