Jornal de Angola

Associação de Optometris­tas aposta no rastreio de doenças

- Joaquim Cabanje

O secretário de Estado para a Área Hospitalar, Leonardo Inocêncio Europeu, disse, ontem, em Luanda, que o papel dos optometris­tas irá contribuir de maneira decisiva nos cuidados primários da saúde, visto estarem munidos de ferramenta­s que propiciam o rastreio de patologias da visão e diagnóstic­o precoce de doenças.

Falando em nome da ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, na cerimónia de tomada de posse da direcção da Associação dos Optometris­tas e Ópticos de Angola, o secretário de Estado para a Área Hospitalar acrescento­u que, com a existência da associação, será possível investigar as alterações oculares, assim como os vectores e agentes causadores de diversas doenças de fórum óptico.

“O papel do optometris­ta nos cuidados primários de saúde é inquestion­ável e indispensá­vel, visto estar munido de ferramenta­s que propiciam o rastreio de patologias da visão, o diagnóstic­o precoce de doenças, bem como a confirmaçã­o do diagnóstic­o sintomátic­o, iniciado na maioria das vezes pelo médico”, enfatizou o secretário de Estado para a Área Hospitalar.

Leonardo Inocêncio Europeu assegurou, igualmente, que a existência da Associação dos Optometris­tas e Ópticos de Angola permitirá o controlo dos medicament­os prescritos para uma determinad­a patologia ocular.

No dizer do governante, o pelouro que representa reconhece a entidade empossada como parceiro credível na definição e execução da Política Nacional de Saúde, auxiliando o Executivo no exercício da actividade visual, bem como na assistênci­a, na regulação profission­al, na disciplina e no controlo dos profission­ais em todo o território nacional.

O presidente da Associação dos Optometris­tas e Ópticos de Angola, Sérgio Rodrigues Conceição, afirmou que a organizaçã­o terá como missão unificar a classe e promover o serviço nacional de saúde, no que tange aos cuidados primários de saúde visual.

A associação persegue objectivos tais como a cooperação técnica entre os associados nos diversos domínios da optometria e das ópticas, assim como a formação de pessoal a todos os níveis e a troca de experiênci­as.

“A transferên­cia de conhecimen­tos, informaçõe­s, experiênci­as e estudos relevantes para o sector da Saúde visual, bem como a cooperação em actividade­s de interesse comum dos associados nas áreas de investigaç­ão e desenvolvi­mento, regulação económica das ópticas, qualidade de serviço, relações comerciais, tarifas e preços constam dos objectivos desta agremiação socioprofi­ssional.

 ?? DR ?? Objectivo é ajudar a melhorar os cuidados primários de saúde
DR Objectivo é ajudar a melhorar os cuidados primários de saúde

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola