Jornal de Angola

Outras expressões reconhecid­as

-

Danças de Corpus Christi - Panamá: Festa folclórica religiosa e pagã da época colonial. Representa a luta entre as forças do bem e do mal. O espectácul­o é baseado em cerca de 30 danças que combinam elementos da liturgia católica com bailes de máscaras diabólicas e roupas coloridas.

Caligrafia Árabe: A escrita manual do alfabeto árabe é uma prática artística que busca transmitir “harmonia, graça e beleza”, de acordo com o site da UNESCO. “A fluidez da escrita árabe oferece possibilid­ades infinitas, até mesmo dentro de uma única palavra, pois as letras podem ser esticadas e transforma­das de várias maneiras para evocar diferentes temas”. A indicação da caligrafia árabe foi apresentad­a por um total de 16 países de maioria muçulmana, liderados pela Arábia Saudita.

Falcoaria: Praticada há mais de quatro mil anos em várias partes do planeta, a falcoaria é a arte de “treinar e voar falcões (e às vezes águias, gaviões, urubus e outras aves de rapina)”. A inscrição dessa tradição é assinada por 24 países da Europa, Ásia e Oriente Médio.

Festa de San Juan Bautista: O ciclo festivo de culto a São João Baptista (ou San Juan Bautista) é realizado na Venezuela há cerca de três séculos. Essas “práticas e saberes culturais se originaram nas comunidade­s afro-venezuelan­as escravizad­as nos domínios coloniais espanhóis” do século XVIII, de acordo com a UNESCO.

Grande Festival de Tarija: Esta procissão religiosa celebrada na cidade de Tarija, no sul da Bolívia, homenageia São Roque e acontece desde os tempos coloniais entre Agosto e Setembro. Durante o Grande Festival de Tarija milhares de devotos percorrem as ruas com trajes coloridos e enormes chapéus cilíndrico­s decorados com penas e bijuterias, “expressand­o a sua fé pela dança, música e orações”.

Barcos Nórdicos: há quase dois milénios, povos das actuais Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia constroem pequenos barcos abertos de madeira com um método conhecido como “clinker”. De acordo com o site da organizaçã­o, “pranchas finas são presas à espinha dorsal da quilha e hastes e as pranchas sobreposta­s são unidas com rebites de metal, pinos ou cordas. O casco do barco é reforçado com armações”.

Pasillo: É um ritmo popular nascido no Equador, que tem o seu próprio museu e até uma escola. “Acompanhad­o normalment­e por violões e o requinto, um violão mais agudo, o Pasillo é essencialm­ente um poema musicaliza­do, com letras relacionad­as ao amor, o coração partido, a vida, a morte, a família, a pátria e o quotidiano das pessoas”. Cerâmicas dos Indígenas Awajún: Foram incluídos pela UNESCO os “valores, conhecimen­tos e tradições” ancestrais dos povos indígenas Awajún da Amazônia do Peru - cerca de 83 mil pessoas que habitam 320 aldeias - associados à preparação da cerâmica. A olaria constitui um elemento significat­ivo da sua cultura, principalm­ente para as mulheres, que são responsáve­is por preservar esse saber tradiciona­l.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola