Jornal de Angola

Estados Unidos relevam apoio internacio­nal

-

do Departamen­to de Estado norteameri­cano considera que Moçambique, ao ter o apoio de parceiros internacio­nais, conseguiu melhorar as suas capacidade­s para lutar contra o terrorismo em Cabo Delgado.

De acordo com o relatório, divulgado, ontem, pela Reuters, o Departamen­to de Estado dos EUA indica que o Governo moçambican­o executou operações de segurança, procedeu à detenção de vários suspeitos de terrorismo e teve um “maior alcance com parceiros bilaterais para assistênci­a”, além de “alguns relatos” de ter contratado companhias militares privadas da África do Sul.

Apesar do reconhecim­ento destes avanços, o mesmo relatório coloca Moçambique numa lista de “portos seguros para terrorista­s”, definidos como áreas físicas “onde os terrorista­s são capazes de se organizar, planear, arrecadar fundos, comunicar, recrutar, treinar, transitar e operar com relativa segurança, devido à capacidade inadequada de governação, falta de vontade política ou ambos”.

Segundo o relatório, a violência causada pelo grupo terrorista Isis-moçambique resultou na morte de cerca de 1.500 pessoas e na deslocação de mais de 500 mil no ano de 2020, em que se verificou também um aumento de 130 por cento do número de ataques em comparação com 2019.

Os EUA sublinham que na província de Cabo Delgado, o grupo terrorista “assumiu o controlo de quantidade­s significat­ivas de território” e “teve uma liberdade de movimento consideráv­el, ameaçando valiosas instalaçõe­s de gás natural”, com múltiplos ataques em quase todas as semanas do ano passado.

 ?? ?? Um relatório
Um relatório

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola