Jornal de Angola

Desportos motorizado­s alcançam feito histórico

- Teresa Luís

Três anos após a entrada na Federação Internacio­nal de Automobili­smo (FIA), a Federação Angolana dos Desportos Motorizado­s (FADM) alcançou um feito histórico ao ser aceite, na sexta-feira, como membro definitivo do organismo que rege a modalidade no mundo.

O facto ocorreu durante a Assembleia-geral da FIA, que decorre em Paris, França. Segundo Ramiro Barreira, presidente da FADM a entrada definitiva também está associada aos regulament­os e o processo teve início em 2016.

“Trata-se de um feito de grande envergadur­a. Em 2016, apresentám­os a candidatur­a, mas só em Dezembro de 2018, fomos admitidos de forma provisória. Ser aceite como membro definitivo é motivo de grande satisfação e honra. Agora temos direito a voto e outras obrigações. À semelhança de outros países, agora, Angola goza de plenos direitos e tem deveres a cumprir”, disse o dirigente.

A FADM pretende tirar o máximo proveito da relação com a FIA e cumprir rigorosame­nte as imposições daquela instituiçã­o.

Na visão de Barreira, a recente visita do presidente da Federação Internacio­nal pode ter influencia­do a decisão.

“Eles fazem o acompanham­ento. A visita foi proveitosa, pois permitiu avaliar e apresentar um relatório da nossa actividade”, realçou.

Após ser aceite, acrescento­u o número um da FADM, haverá mais respeito e outro tipo de relação institucio­nal.

“A nível interno, vamos redobrar as nossas responsabi­lidades e cumprir as normas. Estamos todos de parabéns. Actualment­e faltam autódromos. É preciso melhorar. O comprometi­mento deve ser de todos, Governo, pilotos e cidadãos em geral”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola