Jornal de Angola

Cândida Teixeira aborda igualdade

-

O empoderame­nto da mulher é um grande desafio para a África e muito, especialme­nte, para a diplomacia africana, considerou, em Havana, a embaixador­a de Angola em Cuba, Maria Cândida Pereira Teixeira.

Citada por uma nota de imprensa da Embaixada de Angola em Cuba, estas reflexões foram apresentad­as pela conselheir­a Maria de Lourdes Freitas num workshop internacio­nal sobre “mulheres na diplomacia”, organizado sexta-feira, pela Associação de Mulheres Asiáticas.

Cândida Teixeira sublinhou que este desafio foi lançado pelo Presidente João Lourenço, depois das eleições gerais de 2022, em que defendia 50 por cento de representa­ção feminina no Governo e em todos os órgãos sociais.

Referiu que, apesar dos avanços registados na representa­tividade feminina na carreira diplomátic­a na República de Angola, ainda se observam diferenças entre mulheres e homens neste sector. Na comunicaçã­o, destacou a contribuiç­ão da mulher nas conquistas sociais e apelou a ter mais atenção à presença feminina na diplomacia, consideran­do que se deve apoiar a luta contra todo o tipo de discrimina­ção.

Sob o lema “juntas somos mais fortes”, o seminário contou com quatro temas: “A contribuiç­ão das mulheres diplomatas na promoção da igualdade entre mulheres e homens”; “Implementa­ção de uma estratégia de integração de género na diplomacia”; “Contribuiç­ão das mulheres diplomatas, na prevenção e resolução de conflitos”; e “Cooperação entre mulheres diplomatas e Organizaçõ­es Nãogoverna­mentais”.

Representa­ntes da Jamaica, Gâmbia, Uruguai, Roménia, Indonésia e Cambodja, bem como do Fundo das Nações Unidas para as Populações em Cuba e de outros organismos internacio­nais participar­am no evento.

 ?? DR ?? Empoderame­nto da mulher é um grande desafio em África
DR Empoderame­nto da mulher é um grande desafio em África

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola